Bento entra na rota de família aventureira

Mesmo sem muita frequência, veículos como trailers e motorhomes podem ser vistos circulando ocasionalmente em Bento Gonçalves e região. Um deles, porém, chamou a atenção nas ruas da cidade nesta semana: o veículo do projeto “O Nosso Quintal”, que transporta uma família paulista rumo ao Alasca.

Marcos Gadaian, Ana Cristina Torres – Marcão e Cris – e o pequeno Caetano, de um ano de idade, partiram de casa, em São Paulo, no dia 21 do mês passado, mas já sentem como se fosse há mais tempo. Desde então, já conheceram cidades do Paraná, praias de Santa Catarina, Gramado e Canela. Eles contam que não têm um roteiro nem previsão de chegada definidos, mas a meta é descer à Patagônia e, depois, subir ao território estadunidense, no extremo da América do Norte. “Queremos viajar por pelo menos um ano”, adianta Marcão.

O objetivo do casal é uma vida em contato com a natureza e com diferentes culturas, valores que querem repassar ao filho. “É o que nós gostamos, de dar atenção para as pessoas e coisas simples da vida, e não ao materialismo”, explica Cris. Por isso, eles desviam de estradas tumultuadas e cidades grandes. O foco se volta para comunidades pequenas, onde podem instalar seu veículo, comprar produtos locais e desfrutar da paisagem. Em apenas 15 dias, eles já relatam experiências como dormir sob as estrelas e brincar com Caetano em praias desertas. 

A “truck camper” (espécie de trailer) em que viajam é autossustentável: tem baterias e painéis de energia solar, e reservatórios de água e esgoto. Quando conseguem parar em campings, aproveitam para recarregar as reservas. O veículo foi adquirido de um amigo do casal que fez uma jornada semelhante, vindo do Canadá. Ainda com placas da Califórnia, o objetivo é passar o carro adiante quando chegarem aos Estados Unidos. O veículo tem até nome, inspirado no barulho do alarme instalado: Wiwi.  

Expansível em terreno plano, o trailer permite que a família se instale confortavelmente onde para. Além de conhecer pontos turísticos e curtir a natureza, o casal aproveita as pausas para fazer o que ama: cozinhar com produtos orgânicos – de preferência comprados no local onde estão – e fotografar, profissões de Cris e Marcão, respectivamente. 

Quanto aos recursos para a viagem, os aventureiros afirmam que não fizeram uma reserva, nem são ricos. Eles se mantêm com o dinheiro do aluguel do próprio apartamento em São Paulo. “Viver lá é mais caro que ficar viajando”, garante Cris. Marcão também pretende vender algumas fotos que faz no caminho para ajudar nos gastos. 

O casal conta que tem experiência em aventuras de jipe e mochilão, e que a vontade de partir para a América do Norte é antiga. “Depois que o Caetano nasceu, ficou difícil continuar com algumas aventuras. Mochilão já não é possível. Então pensamos neste roteiro, que é tranquilo para se fazer em família, enquanto ele não está na escola. É o momento certo”, diz a mãe. 


Em Bento

Atraídos pelos famosos vinhos da região, Bento Gonçalves e o Vale dos Vinhedos são o segundo destino da família no Rio Grande do Sul. Nas duas noites em que pernoitaram na cidade, ficaram instalados na vinícola Casa Valduga e ao lado da Maria Fumaça. “Caetano está eufórico que vai dormir coladinho ao lindo trem em que passeou durante o dia”, o casal postou na noite da última terça-feira, dia 4, em sua página no Facebook (O Nosso Quintal). O céu iluminado pelo pôr do sol onde estavam estacionados emocionou o casal e inspirou o jantar da noite: bacalhau e vinho regional. 

Além da bebida, a família partiu na manhã de quarta, dia 5, levando queijos, salames e uma ótima impressão. “Achamos uma delícia, já recomendei para todo mundo”, aprova Cris. “A localização foi muito fácil, achei tudo muito organizado”, elogia. Os aventureiros partem agora em direção ao Uruguai, com as próximas paradas ainda incertas.

“O Nosso Quintal”

O nome da jornada é descrito na página no Facebook: “Somos três, Marcão, Cris e Caetano. Seguindo nosso sonho de viver na estrada, numa casa com um quintal bem grande, o mundo!”. Curta a página para acompanhar a aventura.

Reportagem: Priscila Pilletti


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também