Bento enviará ofício ao governador do RS solicitando a retomada de eventos infantis

Nesta segunda-feira, 28/09, o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, deverá enviar um ofício ao governador do estado, Eduardo Leite, solicitando a retomada do setor de eventos infantis. A medida é uma demanda de empreendedores do ramo, que estão há mais de 150 dias parados em função da pandemia do Coronavírus. Representantes de eventos estiveram em reunião com o prefeito na última sexta-feira, 25/09, expondo um protocolo formulado para retomada, com medidas de prevenção indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


Foto: Divulgação
 

Após a conversa, Pasin elaborou um ofício para encaminhar ao governador, argumentando que “o cancelamento ou adiamento de eventos interrompeu uma cadeia de ao menos 30 segmentos”. Também utilizou o exemplo das escolas infantis, que estão há mais de 20 dias funcionando no município e, até o momento, não houve aumento no número de contaminações. 

“Além disso, é de vosso conhecimento que aumentamos os leitos de UTI (de 20 para 50 – hoje 45), construímos com o apoio da comunidade 8 mini leitos de UTI, um andar inteiro com 40 leitos permanentes de internação e isolamento para o tratamento de casos Covid-19, compramos e alugamos respiradores, EPIs e muitos testes, o que comprova que estamos atingindo muita efetividade em nossas ações”, complementou.

Dessa forma, Pasin solicita que o governo considere a retomada do setor, a partir da apresentação de um Plano Individualizado de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle do Coronavírus – COVID-19 e da regulação e controle pelo mesmo COE – Municipal. Entre as medidas que serão adotadas caso o setor seja liberado, está a restrição na capacidade dos locais em 50% do permitido no PPCI e a permissão da realização de eventos infantis apenas em regiões que estejam há, pelo menos, 14 dias em bandeira laranja ou amarela.

O documento foi assinado pela representante dos empreendedores do setor de eventos, Andressa Paz, pela secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Milena Bassani, e pelo prefeito.