Bento fecha março com queda de 60% nos óbitos pela COVID-19

Dados do município seguiram a tendência de todo RS, que apresentou 50% de queda durante o período. Estado atribui redução à dose reforço da vacina

Foto: Eduarda Bucco/SERRANOSSA

Bento Gonçalves apresentou redução significativa no número de óbitos pela COVID-19 em março. Foram nove mortes ao longo do mês, contra 22 em todo fevereiro – queda de 59%. A média de idade das vítimas ficou em 68 anos. Em fevereiro, a faixa etária média ficou em 81 anos.

A mesma tendência de queda foi observada no âmbito estadual. Dados da secretaria de Saúde (SES)  indicaram redução de 49% nos óbitos em março. Em todo mês de fevereiro haviam sido 1.401 mortes registradas, contra 718 até o dia 28/03. Conforme o governo, a queda nesses registros foi possível graças ao avanço da vacinação no RS. Já são mais de 4,4 milhões de pessoas que receberam o reforço.

Há poucas semanas a secretaria Estadual de Saúde (SES) publicou uma nova análise da relação entre a vacinação e as mortes por COVID-19. Conforme o cálculo, um idoso com dose de reforço tem 17 vezes menos risco de óbito por Coronavírus quando comparado ao indivíduo sem nenhuma dose. Na população dos 40 aos 59 anos, essa proteção representou 14 vezes menos chances de morte para a pessoa com a dose de reforço em relação àquela não vacinada.

Os dados apontam que o risco de óbito é expressivamente superior para os não vacinados, observando-se que, quanto mais completo o esquema vacinal, menor a mortalidade registrada. Foram examinadas as informações de 2.168 óbitos por covid-19 com datas de início de sintomas entre 01/01/22 e 12/03/22. Nesse período, a faixa etária acima dos 40 anos representou 97% das mortes ocorridas.

Quase três milhões de pessoas com o reforço atrasado

Os dados apresentados nessa análise chamam a atenção quando comparados com o número de pessoas com a dose de reforço atrasada. São quase três milhões de pessoas no Estado que estão com a dose de reforço em atraso, ou seja, que estão há mais de quatro meses desde a segunda dose ou dose única.

Para auxiliar os municípios nessa busca pelos faltantes, a SES tem uma rotina de envios periódicos das listas dessas pessoas para as secretarias municipais, para que elas possam desenvolver ações de ligar ou visitar essas pessoas.

Dados até o dia 28/03 registram que 77% da população do RS está com o esquema completo e cerca de 4,4 milhões de pessoas já fizeram a dose de reforço, o que representa 39% da população do Estado.

Em Bento Gonçalves, de acordo com os últimos dados divulgados pela secretaria municipal de Saúde, 43.779 pessoas receberam a dose reforço na cidade e 120 já receberam, inclusive, a quarta dose (no caso de idosos a partir de 80 anos). No total, 14 mil estão aptas para receberem a terceira dose da vacina, mas ainda não procuraram as unidades de saúde.