Bento fica em primeiro lugar em ranking estadual de Saúde

Índice Sintétito Final (ISF), do programa “Previne Brasil”, do Ministério da Saúde, mede a qualidade dos serviços oferecidos aos moradores pela secretaria municipal de Saúde

Foto: Arquivo/SMS

Bento Gonçalves está em primeiro lugar entre os Municípios acima de 100 mil habitantes no ranking estadual do Índice Sintético Final (ISF) do programa “Previne Brasil”, do Ministério da Saúde, com 8,6 de pontuação. O índice mede a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários pela secretaria municipal de Saúde (SMS). Entre os municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, que também englobam aqueles abaixo de 100 mil habitantes, a cidade está na quarta posição.  

O ISF é a média dos percentuais individuais de cada um dos sete indicadores do programa Previne Brasil e serve de base para a avaliação, pelo Ministério da Saúde, do desempenho e da qualidade dos serviços oferecidos aos usuários, para fins de financiamento das ações de saúde.

Para a secretária municipal de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, em um período de desafios com a pandemia, os dados demonstram o comprometimento da equipe com a atenção básica. “Este resultado é mérito da equipe, uma equipe comprometida, engajada e qualificada. E isso é demonstrado nos números que colocam Bento em um patamar de saúde muito alto. O que nos alegra e nos motiva a trabalhar cada vez mais para oferecer uma saúde de qualidade para população”, comemora.

O Município conta com 16 equipes de Estratégia Saúde da Família. O dado, do terceiro quadrimestre de 2021, é 116% maior do que o índice anterior.

Indicadores

O Previne Brasil avalia indicadores referentes a ações estratégicas de pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e doenças crônicas.

Bento teve desempenho positivo especialmente nos indicadores que monitoram a proporção de gestantes com ao menos seis consultas pré-natal realizadas; com realização de exames para sífilis e HIV; e de gestantes com atendimento odontológico realizado.

Os indicadores relativos ao percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada também apresentaram resultados positivos.

O índice também mede a cobertura de vacinas como pólio e pentavalente e hipertensão.