Bento ganha academia “padrão europeu”

O pádel não é uma modalidade muito conhecida no Brasil e está longe de ter as melhores estruturas para a prática. Uma academia de Bento, no entanto, pode ajudar a fazer com com que os padelistas sintam-se mais próximos dos grandes centros do esporte no mundo. Primeira do país com três quadras de vidro panorâmicas, a Padel Pro já nasce como referência e deve transformar Bento num polo da modalidade.

 

“Estou impressionada com a riqueza dos detalhes”. O projeto dos amigos Matheus Scotton e Juliano Bergamini encantou a presidente da Confederação Brasileira de Pádel (Cobrapa), Denise Moraes Ohlweiler, que de antemão garantiu uma etapa do Circuito Brasileiro na Padel Pro. Igualmente entusiasmado, o presidente da Federação Gaúcha, Ari Rui Morais Mattos, também manifestou interesse de que a academia receba uma etapa do Estadual, assim como os organizadores do Circuito Serrano.

A Padel Pro possui características que lhe conferem a alcunha de padrão europeu. São três quadras de vidro panorâmicas, sem estruturas metálicas que prejudicam a visão. A central possui uma área externa de segurança, conforme exige a Federação Internacional. O pavilhão tem 10 metros de altura e foi projetado especialmente para o esporte. A academia ainda conta com um mezanino de 235m², onde é possível organizar festas e confraternizar após as partidas. Tudo isso foi inspirado em academias da Espanha, palco dos principais campeonatos e de alguns dos maiores padelistas. “Queríamos que a academia fosse bem fiel às da Espanha. Viajamos em janeiro de 2011, copiamos a tecnologia deles e trouxemos para cá”, conta Matheus.

Os sócios da Padel Pro esperam, agora, que a academia seja uma ferramenta para que a modalidade retome a boa fase que viveu nos anos 90, quando as etapas do Circuito Nacional reuniam, em média, 800 competidores. De lá para cá, mas gestões na Cobrapa afastaram os atletas de competições e a maioria passou a praticar o esporte apenas como hobby. Hoje, etapas do Brasileiro mobilizam não mais de 300 jogadores. “Somos empreendedores e investimos alto na academia, mas também fizemos isso porque queremos que as pessoas pratiquem pádel e que os brasileiros possam se preparar para o Mundial numa quadra à altura das que vão encontrar no torneio”, relata Matheus.

Top 10 do Brasil

Além de uma academia referência, Bento também tem um dos melhores atletas do Brasil. Irmão de Juliano Bergamini – um dos sócios da Padel Pro e campeão mundial em 1998 – o jovem Lucas Bergamini, de apenas 15 anos, é um dos mais promissores padelistas do país. Apesar da pouca idade, coleciona títulos de expressão, entre eles, o Pan-Americano de 2008 e o vice-campeonato mundial por equipes em 2012. Atualmente, Lucas ocupa a oitava posição no Ranking Nacional Adulto. Com o novo local de treinos, espera continuar ganhando posições nos próximos anos. “Vai ajudar e muito, porque é um clube padrão Espanha. Muitos brasileiros têm dificuldades no Mundial porque chegam lá e a quadra é bem diferente. Se você se acostumar ao tipo de quadra, facilita bastante”, conta.

Serviço

A Padel Pro está localizada na rua Julieta Sassi Dreher, 524, bairro São João, a poucos metros do Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos. Interessados em aluguel de quadra devem comparecer pessoalmente no ginásio para agendar horário.  

 

Reportagem: João Paulo Mileski

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

 

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também