Bento Gonçalves atinge recorde de empregos formais em julho

Boletim do Oecon mostra que Bento Gonçalves chegou a 50,7 mil trabalhadores com carteira assinada no mês de julho de 2025

Bento Gonçalves atinge recorde de empregos formais em julho.
Bento Gonçalves registrou 50,7 mil trabalhadores com carteira assinada no mês de julho. Foto: Alessandro Manzoni

O novo boletim do Observatório da Economia divulgou os dados de julho do mercado de trabalho e confirmou um recorde. Os 137 postos gerados fizeram com que Bento Gonçalves alcançasse 50,7 mil empregos formais, o maior número da história.

De acordo com o professor e sub-reitor da UCS Bento, Fabiano Larentis, autor do estudo baseado nos dados do Novo Caged e do Sinac, o resultado representa um avanço de 3,5% em comparação ao fechamento de 2024, o melhor desempenho já registrado.

Os setores de serviços e indústria, responsáveis pela criação de 138 e 70 vagas respectivamente, compensaram as perdas no comércio e na construção civil, que fecharam com saldo negativo de 96 vagas no acumulado. Somadas às 15 oportunidades da agropecuária, essas contratações garantiram o terceiro melhor desempenho do ano.

Com esse resultado, Bento Gonçalves assegurou a posição de 10ª cidade que mais gerou empregos no Estado no acumulado entre janeiro e julho.

Entre as atividades com maiores saldos positivos em julho destacaram-se a indústria de máquinas e equipamentos (+33), o setor de alojamento (+32) e os serviços de tecnologia da informação (+27). Já os saldos negativos ocorreram na construção de edifícios (-46), nas atividades esportivas, de recreação e lazer (-16) e no comércio de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal (-11).

O Oecon também avaliou o volume acumulado de MEIs, que chegou a 13.391 em julho, alta de 2,4% em relação a 2024. Ao somar os MEIs aos empregos formais, o município totaliza 64.110 registros. Isso significa que 20,9% correspondem a MEIs, o que representa a proporção de um MEI para 3,8 empregos formais.

O boletim é elaborado mensalmente pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), que coordena a divulgação dos indicadores locais.

Enviar pelo WhatsApp:
VER MAIS NOTÍCIAS