Bento Gonçalves conta com 59 câmeras de videomonitoramento

Na última semana, a secretaria de Segurança e Coordenadoria de Tecnologia de Comunicação e Informação (CTEC) realizaram a verificação do sistema de videomonitoramento de Bento Gonçalves. Atualmente, o município conta com 59 câmeras de videomonitoramento, dessas, sete estão com o sistema LPR, que realiza a identificação de veículos furtados e roubados.

De acordo com a prefeitura, a administração pública possui uma rede de aproximadamente 240 quilômetros de fibra ótica, possibilitando o monitoramento das comunidades do interior. Aliado a isso, o município conta, na sede do 3º BPAT, com o Centro Integrado de Operações, que congrega soluções tecnológicas voltadas à área de segurança.

O Coordenador da CTEC, Roberto Carraro destaca que "a manutenção dos equipamentos é constante, pois é fundamental termos o sistema em funcionamento para que as forças de segurança tenham as imagens a disposição", disse. 

O Secretário de Segurança, Capitão Diego Caetano de Souza ressaltou que o monitoramento é fundamental para desenvolvimento do trabalho da segurança pública. "As câmeras são importantes para prevenção de crimes e identificação de criminosos e veículos, além de auxiliar nas análises criminais, permitindo avaliação da forma de ação e atenção em pontos de maior vulnerabilidade ou incidência, como por exemplo, nos terminais de ônibus", disse.

Conforme a secretaria de Segurança, nos próximos dias serão instaladas mais quatro câmeras que permitirão o monitoramento nos distritos de Tuiuty e São Valentim, em uma parceria feita entre a iniciativa privada e moradores da região com o poder público municipal. 

Foto: Vinicius Pizzetti