Bento Gonçalves é palco de um dos maiores eventos de gestão e tecnologia do Estado

O Grupo de Gestores da Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha (GTISerra) promoveu seu 3º Workshop, no último dia 18, no Dall’Onder Grande Hotel. O tema “TI sem fronteiras” proporcionou uma reflexão sobre o papel e o futuro do Profissional da Tecnologia da Informação nas organizações e o posicionamento no mercado.

Mais de 60 CIOs, empresários e empreendedores puderam debater e ponderar sobre o uso da tecnologia durante a variada programação oferecida. A diretoria do GTISerra acredita que a Tecnologia da Informação (TI) não tem mais limites, por não ser mais restrita a áreas específicas – como Data Centers e infraestrutura interna de empresas–, já que atualmente está presente em praticamente tudo (GPS, mobilidade, nuvem, Biomedicina, RFID, Internet das Coisas, entre outros).

Paulo Vicente Caleffi, diretor de Gestão da Transportes Bertolini, abordou o tema “O empreendimento e a TI” em sua palestra, que discorreu sobre a forma como as tecnologias trarão mais desempenho, agilidade e dinâmica aos negócios. Ele ainda comentou sobre como esta área deve andar junto com a gestão, para buscar soluções constantemente e destacou a importância do evento que reúne profissionais para a troca de experiências e de soluções.

“Negócios Digitais como nova forma de composição de empresas” também foi um dos pontos debatidos. Ideias que levavam tempo para entrar em funcionamento, hoje encontram espaços prontos com a infraestrutura necessária, como coworkings, proporcionando parcerias para o desenvolvimento de novos produtos e acelerando a sua criação.

Presente em algumas empresas da região serrana, o tema Indústria 4.0 também acentuou a importância do momento, para cada negócio ter sua adaptação tecnológica, imprescindível para todos que planejam se manter no mercado. Atualmente, sistemas de automação se orientam ao aumento da produção reduzindo custos e visando mudanças tecnológicas, por isso devem se estruturar com redes industriais, sistemas de otimização e banco de dados. O amadurecimento operacional leva às bases da Indústria 4.0, que foca na eficiência energética, integração da cadeia e orientação produtiva via BI (Business Intelligence). Com esta estruturação técnica, os processos se tornam descentralizados, com ativos on-line e tomadas de decisões baseadas no Big Data.

A Inteligência Artificial e a Computação Cognitiva complementaram o conteúdo pontuando a influência que trará, desde a forma de comunicação até o trabalho diário das organizações, que em conjunto com tecnologias de Big Data, por exemplo, poderão revolucionar a forma como se pensa o negócio, tornando a informação um diferencial competitivo. Nesta perspectiva, incluiu-se a Internet das Coisas, que está cada vez mais inserida em diversos setores de países desenvolvidos.

O tema do evento procurou contemplar a Tecnologia da Informação em todos os setores das empresas e fora dela, não se limitando ao departamento de TI. O advento da internet permitiu que a informação pudesse ser distribuída além dos limites, impactando na forma de gerir negócios a ponto de transformá-los.

O 3º Workshop contou com a participação das empresas: Algar Telecom, Automatech, BCF Estratégia e Tecnologia, DBit database solutions, DELL EMC, FOCO Gestão de Negócios, Gruppen Inteligência em Tecnologia, IBM, Impretec Soluções em Informática, Infodive IT, InfraTI, INGRAM Micro, Inove Tecnologia, Positivo Informática, SOL7 Tecnologia de Decisão, Soluzzione Gestão e Consultoria, Speed Software, Startech, Via Sul Serviços de Internet e Zebra Technologies. A data ainda contou com a presença de ADRH-BG, ASSESPRO, Capítulo HDI-RS, FSG – Faculdade da Serra Gaúcha, FTEC – Faculdade de Tecnologia, GTISUL, Sucesu RS, Trino Polo e Universidade de Caxias do Sul – UCS.

O GTISerra
O GTISerra surgiu em maio de 2015 pela necessidade de integração entre os gestores da tecnologia da informação da Serra Gaúcha. Além dessa aproximação, troca de conhecimentos e experiências, os fundadores, Daniel Westerlund, Elton Poloni da Cunha, Juliano Ferro, e Paul Fonseca, sentiam a necessidade de alinhar a área de TI às estratégias de negócios das organizações, fomentando uma visão proativa e sistêmica dos negócios nos gestores de TI, permitindo a proposição de soluções tecnológicas alinhadas ao planejamento estratégico. Este papel é imprescindível para a carreira destes profissionais, visto que a tecnologia está presente em todos os setores das empresas.

Devido ao aumento de gestores no grupo, surgiu a necessidade de transformá-lo em uma entidade formal. Assim, foi fundada, em 2017, a ATI (Associação da Tecnologia da Informação). Hoje seu foco de atuação está no núcleo da Serra Gaúcha, onde conta com 75 gestores de TI associados. Para mais informações acesse www.gtiserra.com.br.