Bento Gonçalves fecha 2022 com mais de 1,7 milhão de visitantes

Antes de 2022 o melhor ano de visitação registrado foi em 2019, quando foi atingida a marca de 1.694.462 visitantes na cidade

A cada ano que passa, Bento Gonçalves se consolida cada vez mais como um município turístico. Pessoas de todas as regiões do país e até mesmo do exterior, escolhem o município como destino de viagem.

Em números é possível ter uma dimensão deste cenário. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Turismo, em 2022, Bento Gonçalves recebeu 1.767.512 visitantes, o que significa uma alta de 19% quando em comparação com 2021, quando foram 1.475.434 visitantes. Antes de 2022, o melhor ano de visitação registrado foi em 2019, quando foi atingida a marca de 1.694.462 visitantes.

A divisão da visitação aconteceu da seguinte forma: na área urbana foram 891.392 visitantes, no Caminhos de Pedra foram 433.868, na Cantinas Históricas foram 32.212, no Encantos de Eulália 24.593, no Vale do Rio das Antas foram80.587 e no Vale dos Vinhedos foram 304.860 visitantes.

Bento em Vindima

Fazendo uma retrospectiva do ano que passou, o Secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, afirma que a pasta iniciou o ano de 2022 trabalhando com um novo projeto do Bento em Vindima.

“Bento, a cada ano foi se consolidando como um destino turístico da Vindima, mas de fato, não tínhamos um evento urbano, para aquelas pessoas que não podem ir até a colonial ou até os atrativos turísticos, que pudessem vivenciar isso, já que muitos são de fora de Bento”, explica.

A segunda edição deste novo formato do Bento em Vindima iniciou no dia 19 de janeiro e encerra no próximo domingo, dia 19 de março, totalizando dois meses de intensa programação. De acordo com Parisotto, esta edição teve melhorias em vários aspectos.

Além disso, o secretário de Turismo destaca a participação de mais de 450 figurantes participando do desfile e mais de 30 mil pessoas que passaram pelo evento para prestigiar.

“Esse ano contamos com as noites de filó, com o desfile O Mundo do Vinho que teve sua primeira edição em 2022 e esse ano a gente viu o quanto cresceu, o quanto houve envolvimento da comunidade”, avalia.

Doce Páscoa

Outro evento que Parisotto destaca é o Doce Páscoa, voltado, principalmente, para os moradores da cidade, mas também para os turistas que vem visitam a cidade em família.

“Levando em conta que temos 25% de famílias que visitam Bento e 25% de casais com filho, estamos falando de quase 50% de um público que tem um perfil que gosta desse tipo de ação”, afirma.

Parisotto lembra que em 2022 foi a primeira vez que o município preparou um evento de Páscoa. Ao todo, foram 4 dias de evento, com alguns shows. A ideia é repetir, novamente, neste ano, porém, com novidades.

“Esse ano temos a intenção de repetir o evento, mas sempre com algo a mais, mas com decoração completamente interativa, com bastante elementos de fibra que podem gerar fotografias e interação”, garante.

Participações em feiras

O chefe da pasta também frisa que o município marcou presença em muitas feiras, atingindo o recorde de participação neste tipo de evento. Por isso, ele diz que houve um investimento considerável para isso.

“A gente tem a opção de ir com o Estado, aí a gente não paga o estande, mas ao mesmo tempo não tem a marca Bento. Ou a gente vai com o estande com a marca Bento. Ainda tem um projeto cooperativado que é o Serra Gaúcha, que aí a gente se junta com Gramado, Canela, Nova Petrópolis e vai para as feiras com esse estante”, explica.

De acordo com Parisotto, a vantagem de participar do estande Serra Gaúcha é a oportunidade de fortalecer Bento Gonçalves dentro do contexto da Serra. Além disso, como o valor é dividido entre todos os municípios que integram este estande, o valor custa menos.

“E o legal é que estamos junto com Gramado que é um grande ancora do Rio Grande do Sul. Isso nos permitiu aumentar muita a participação nas feiras, acho que foram 17 eventos ano passado”, afirma.

Festival de Balonismo

Parisotto também menciona o Festival de Balonismo, que em 2022 ocorreu entre os dias 8 e 11 de setembro, levando milhares de pessoas para a Fundaparque.

“Foi uma edição com o maior número de balões, foram 18 equipes que participaram. Foi algo extraordinário, com Fundaparque lotada, com uma estrutura muito melhor, deu tudo certo. Foi muito bom”, comemora.

Demais eventos

Na avaliação de Parisotto, o Natal de Bento Gonçalves foi muito assertivo, com programação nas quintas-feiras, sábados e domingos, além de algumas intervenções nas sextas-feiras, nos bairros da cidade, para atingir os moradores. “Foi talvez o ano que eu vi mais gente durante o Natal”, afirma.

Parisotto também menciona que Bento Gonçalves foi palco da primeira edição gaúcha da etapa nacional da maior maratona de ciclismo do país, o Gran Fondo New York Bento (GFNY), que contou com a participação de ciclistas de todo país e ocorreu no dia 16 de outubro de 2022.

“Esse evento encabeçado por Bento Gonçalves contemplou seis cidades da região, então nos deixou muito felizes por isso”, afirma.

Sobre todos os eventos preparados na cidade, Parisotto afirma que embora a cidade invista bastante nos preparativos, também há muita responsabilidade com o dinheiro público.

“A gente sempre teve investimentos equilibrados, nunca esbanjamos, nunca fomos irresponsáveis com o dinheiro público, mas ao mesmo tempo, a gente procurou investir em áreas complementares, ou seja, trabalhamos forte a promoção da cidade”, diz.

Para 2023

De acordo com Parisotto, para este ano, os eventos estão, inicialmente, preparados até junho. “Ainda temos alguns eventos do Bento em Vindima. Depois, vamos fazer a Páscoa, que vai ter duração de aproximadamente 50 dias. Importante dizer que a programação das feiras, este ano, já está montada até junho, começamos em março, com a participação na Abav Minas, em que Bento Gonçalves vai estar presente”, afirma.

Além disso, Parisotto revela que a pasta tem o objetivo de lançar, até o final deste mês, o Circuito do Suco de Uva, “onde a gente indica locais que estão produzindo esta bebida que representa mais de 50% da produção em Bento Gonçalves daquilo que é cultivado da uva”, explica.

Para os moradores

Parisotto revela que quando assumiu a secretaria de Turismo, ouvia muitos comentários de moradores afirmando que as ações eram feitas, principalmente para os turistas. “Então, começamos um trabalho de endomarketing muito forte para mostrar a importância que as pessoas tem dentro do processo turístico da cidade”, esclarece.

De acordo com Parisotto, quando um evento é preparado, primeiro é pensado nos moradores. “Quando a gente faz o Natal, pensamos primeiro na comunidade. A comunidade vai gostar? É acessível para a comunidade? Bom, se tudo isso está certo, só precisamos divulgar para os turistas o que está acontecendo. Nosso foco se inverteu, justamente pensando se a comunidade gostaria dos eventos”, garante.

Diante disso, o secretário afirma que ocorreu uma mudança de percepção, principalmente pelo entendimento de que o turismo gera emprego e, consequentemente, qualidade de vida.

“O turismo provoca ter uma cidade mais organizada, com zeladoria melhor. Não é uma cidade perfeita, mas tem na sua essência um cuidado com os canteiros, com a limpeza das ruas, da pintura das ruas, tudo isso são as pessoas que moram aqui que nos ajudam”, aponta.

Por fim, Parisotto salienta que o Passaporte Turístico, criado para dar desconto nos empreendimentos turísticos de Bento Gonçalves, já tem cerca de 700 pessoas cadastradas. “Criamos justamente para dar benefício para o morador, que ganha desconto em mais de 30 estabelecimentos”, finaliza.

Impacto no turismo

Questionado se o caso dos 207 trabalhadores resgatados em situação análoga à de escravidão em um alojamento de Bento Gonçalves, que virou notícia nacional, pode impactar no turismo de Bento Gonçalves, Parisotto é sucinto e responde que o segmento está unido.

“Estamos vigilantes e com o setor do turismo unido para evoluirmos diante de toda esta situação”, responde.