Bento Gonçalves mira os torcedores estrangeiros

O inglês e o espanhol estão afinados, o material de divulgação bilíngue dos principais roteiros turísticos está pronto e a festa já está marcada. O time que divulgará Bento Gonçalves para o mundo durante a Copa do Mundo não entrará em campo, mas está preparado para marcar um golaço ao atrair o maior número possível de turistas estrangeiros à cidade em 32 dias de evento.

O foco principal são os torcedores das equipes que jogarão em Porto Alegre: Argentina, França, Honduras, Austrália, Coreia do Sul, Nigéria e Argélia. A secretaria municipal de Turismo (Semtur), liderada por Gilberto Durante, fará parte de diversas ações que visam divulgar os atrativos de cidades como Bento Gonçalves, Canela, Gramado e Nova Petrópolis, além da própria capital gaúcha. Antes mesmo do evento, o município já recebeu diversos jornalistas vindos dos países que jogarão em Porto Alegre. Eles conheceram, principalmente, o vinho oficial da Copa do Mundo, da Vinícola Lídio Carraro, e roteiros como Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra. Através da secretaria estadual de Turismo também foram espalhados outdoors em países da América do Sul, convidando os torcedores a conhecerem o Rio Grande do Sul durante a Copa.

Durante não tem ideia de volume de visitantes internacionais que virão Bento, mas é otimista. “Só para o jogo entre Argentina e Nigéria, a expectativa é que 60 mil argentinos desembarquem no Rio Grande do Sul. Certamente, eles ficarão mais dias no Estado e visitarão Bento Gonçalves”, afirma. A estimativa é que os visitantes gastem entre R$ 350 a R$ 450 por dia em compras, o que irá incrementar a economia local. Para facilitar a vinda deles, agências de viagens oferecerão translados.

Em Porto Alegre, a Semtur estará com postos de informações turísticas no aeroporto e rodoviária, no Galpão da Hospitalidade – espaço destinado a mostrar tradições gaúchas durante o evento no Acampamento Farroupilha –, além dos Centros de Atendimento ao Turista (CAT) temporários, em shoppings e praças que concentrarão grande fluxo de turistas.


Parque de eventos será palco de festa

Em Bento, além dos turistas, os moradores da cidade também poderão usufruir de uma ação criada especialmente para a Copa do Mundo. Trata-se da “Festa do Tinto”, que irá ocorrer de 12 a 15 de junho, na ExpoBento. A programação acontecerá em uma arena criada dentro da feira, com arquibancadas, telão, shows artísticos e musicais e transmissão dos jogos da Copa. Já nos dias 16, 17, 18, 23, 25 e 30, quando a feira já terá sido encerrada, uma estrutura com telão e tendas de vinho, gastronomia e artesanatos será montada no hall de entrada do Parque de Eventos para a transmissão dos jogos e shows de artistas locais. “A entrada será gratuita e todos poderão torcer juntos”, afirma Gilberto Durante, ressaltando que o local comporta até 1.200 pessoas.

Reportagem: Raquel Konrad


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.