Bento Gonçalves passa a ter coleta do vidro separada do restante do lixo reciclável

A partir do dia 26 de dezembro, a coleta de vidros em Bento Gonçalves será feita separadamente do restante do lixo seco. A orientação é que o material seja acondicionado em caixas previamente identificadas.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Bárbara Zanatta, explica que como agora o lixo é compactado diretamente nos caminhões, foi solicitado à RN Freitas – empresa responsável pelo serviço – um veículo específico para a coleta separadamente do vidro. “Contamos com a extrema colaboração da comunidade para essa compreensão de não quebrar o vidro, gerando futuros problemas nas recicladoras. Separado ele é destinado para a Reciclagem de Vidro de Tuiuty", ressalta.

Cronograma

Segunda-feira: Juventude, Glória, Municipal, Tancredo Neves e Vinosul

Terça-feira: Botafogo, Santo Antão, Verona, Pomarosa, Santa Marta e Santa Helena

Quarta-feira: São Roque, Zatt, Cembranel e Aparecida

Quinta-feira: Centro, Humaitá, Maria Goretti, Cidade Alta, Planalto e São Bento

Sexta-feira: Vila Nova, Barracão, Eucaliptos e Licorsul

Edital suspenso

O edital para contratação de empresa para prestação de serviços de coleta, transporte e transbordo dos resíduos sólidos urbanos do município de Bento Gonçalves foi suspenso temporariamente. “O edital foi suspenso para que possamos realizar as devidas alterações com concentração e definições a fim de atender as exigências do Ministério Público do Trabalho”, explica a secretária.

A previsão era que a abertura dos envelopes com as propostas ocorresse no dia 29 de dezembro. Com a suspensão, o processo se estenderá para o próximo ano, uma vez que a prefeitura trabalha com o prazo de 60 dias abertura da nova licitação.

Entenda

A atual detentora da concessão do serviço é a RN Freitas, que atua por contrato emergencial, já que os últimos três editais foram suspensos. Recentemente o serviço foi interrompido por dois dias devido a um Inquérito Civil que apontou a existência de grave e iminente risco de acidentes fatais para os trabalhadores, além do desencadeamento de doenças que podem gerar incapacidade permanente ou temporária para o trabalho. “Atualmente só estamos com a coleta funcionado pois já atendemos as medidas solicitadas, como a substituição dos caminhões utilizados até então por caminhões sem carroceria ou baú, assim como o respeito ao limite de velocidade nos trajetos, que é menor”, observa a secretária. Além disso, segundo ela, o município iniciou a colocação de contêineres para lixo orgânico e reciclável.