Bento Gonçalves registrou mais de 1450 novas empresas no primeiro semestre do ano

Conforme dados divulgados pela prefeitura, o município já conta com mais de 22 mil empresas ativas

Foto: Suellen Krieger

Bento Gonçalves é conhecida pelo turismo, mas também pelo seu potencial empreendedor. Ano após ano, o município acompanha o crescimento do número de pessoas, das mais variadas idades, que investem em seu próprio negócio.

A veia empreendedora de Bento Gonçalves se reflete em números. No primeiro semestre deste ano, segundo dados divulgados pela prefeitura, foram abertas 1.455 empresas, o que representa aumento de 8,1% quando comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram abertas 1.346 empresas.

O município, que tem população superior a 123 mil habitantes, segundo os dados mais recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem um total de 22.931 empresas ativas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Amadio, avalia os números, afirmando que Bento Gonçalves tem um ambiente favorável para empreender.

“O poder público tem uma atenção toda especial e condições propícias para tanto. Sempre buscando atender as necessidades e ser mais facilitador do que entrave no processo”, afirma.

Amadio acrescenta que Bento Gonçalves sempre foi empreendedora e que a prefeitura está em um processo de melhorar ainda mais este segmento.

“Agilizando a lei de incentivo, dando uma atenção especial à inovação para buscar mais inovatividade nas empresas já instaladas, como também as startups que surgem, pois podem ser os negócios do futuro”, avalia.

O processo de abertura de empresas inclui Microempreendedores Individuais (MEI), Empresa de Pequeno Porte (EPP), Limitada (LTDA) e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), além dos autônomos.

Sala do Empreendedor

Um dos diferenciais de Bento Gonçalves é a chamada Sala do Empreendedor, local mantido pelo Poder Público para atender os empreendedores, de maneira simplificada e desburocratizada, com orientação e capacitação.

“A sala do empreendedor funciona com eficiência, seja de forma virtual, seja presencial, para quem não tem facilidade com sistemas. Já projetando que logo estaremos aderindo ao programa tudo-fácil empresas, onde conforme a condição poderá ser aberta [uma empresa] em 10 minutos, agilizando muito o processo”, antecipa o secretário.

Questionado sobre a expectativa para o próximo semestre, o chefe da pasta afirma que é boa, uma vez que a economia pode melhorar.

“Com isso teremos mais pessoas querendo empreender, assim poderemos ter um resultado melhor que no primeiro semestre”, finaliza.

A secretaria de Desenvolvimento Econômico está localizada na Rua 10 de Novembro, número 190, no Complexo Administrativo, na sala 03. O atendimento ocorre de segunda à sexta-feira, das 08 às 17h.