Bento Gonçalves tem 14º PIB do Estado

Bento Gonçalves é o segundo Produto Interno Bruto (PIB) da Serra Gaúcha, de acordo com dados da Fundação de Economia e Estatística do Estado (FEE), referentes a dados de 2011.

Caxias do Sul é a segunda principal economia do Estado. No ranking estadual, Bento está na 14ª posição, seguido por Farroupilha na 25ª, Garibaldi na 40ª, Carlos Barbosa na 45ª e Veranópolis na 50ª (confira tabela dos 15 primeiros abaixo).

Bento representa pouco mais de 1% da economia gaúcha, com peso importante da indústria (36%) e preponderância dos serviços (61%). O PIB per capita é 26% superior ao do Estado, apesar de um pouco inferior aos dos 15 maiores municípios (4% menor). “Comparado a outros municípios da mesma faixa de população (100 a 120 mil habitantes), como Santa Cruz do Sul e Cachoeirinha, o PIB per capita de Bento Gonçalves é um pouco inferior. Por outro lado, se considerado o ranking dos PIBs per capita no Estado (15ª posição), há um equilíbrio em relação à ordem do PIB (14º), o que não se identifica na maioria dos outros municípios em análise”, avalia o diretor de gestão e inovação do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), Fabiano Larentis.


Análise de dados comparativos em dez anos

Comparando os dados de 2011 com os de 2002, ou seja, um intervalo de 10 anos, observa-se que Bento Gonçalves permanece com a mesma participação de 2002, tal como Santa Cruz do Sul e São Leopoldo. “Considerando apenas os municípios da Serra, percebe-se que, em uma década, Caxias do Sul variou quase a participação de uma Bento Gonçalves, apesar da sua população permanecer quatro vezes maior”, observa Larentis.

Na análise, Bento apresentou crescimento médio real semelhante ao Estado e ao montante dos 15 municípios. Tal fato se evidencia no quanto os PIBs dos outros municípios eram superiores em 2002 e em 2011. “Estes dados são reflexos não apenas da dinâmica da economia e das empresas, levando em conta tanto o mercado interno quanto o externo, mas também de políticas estaduais e nacionais, que fortaleceram determinados segmentos econômicos em detrimento de outros”, observa Larentis.

Bento Gonçalves em 2002 estava na 13ª posição nos PIBs municipais, com 1,3% de participação. Caiu para 14ª posição de 2003 a 2007, com participações variando de 1,2% a 1,3%, e atingiu a 15ª posição em 2008, com participação de 1,1%. A partir de 2009 sua economia apresentou uma recuperação, passando de uma participação de 1,2% em 2009 para 1,3% em 2011. Em 10 anos, portanto, ocorreu uma queda e uma recuperação, o que na média explica os crescimentos reais médios menores na comparação com outros municípios. 

As informações são do CIC-BG


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também