Bento inicia vacinação de idosos a partir dos 90 anos neste fim de semana

A partir das 1.960 novas doses da CoronaVac recebidas na segunda-feira, 08/02, Bento Gonçalves passará a vacinar idosos fora de casas de repouso no fim de semana (sábado, 13/02, e domingo, 14/02). Apesar do governo do Estado ter divulgado que a expectativa com as 193,2 mil novas doses (das quais 1.960 vieram para Bento) era de vacinar 43% dos idosos com 85 anos ou mais, a prefeitura limitou ao grupo de 90 anos ou mais, devido à quantidade de doses. Conforme estimativas feitas pela secretaria de Saúde, Bento tem cerca de 1.400 idosos com essa idade. “Se considerarmos os idosos acima de 60, temos mais de 30 mil. Então fizemos esse escalonamento por idade, que está previsto no plano Nacional de Vacinação”, explica a secretária de Saúde, Tatiane Fiorio. Dessa forma, a expectativa da prefeitura é contemplar a totalidade dos idosos com 90 anos ou mais e, a partir da chegada das novas remessas, ampliar a vacinação para os demais idosos, até chegar ao público de 60 anos ou mais. 

Idosos com dificuldade de se deslocarem até a Fundaparque podem agendar a vacinação a domicílio, entrando em contato com sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. 

Os documentos exigidos para a vacinação desse público são CPF, documento de identidade com foto e cartão SUS. Diferentemente de alguns municípios do país, Bento não exigirá comprovação de residência. “As vacinas são do Sistema Único de Saúde (SUS), então todas as pessoas têm direito à vacinação. Mas a gente pede que as pessoas procurem seu município de referência, porque essa quantidade disponibilizada aos municípios é calculada com base na população, então se a gente tiver moradores de cidades vizinhas, não vamos conseguir contemplar o nosso contingente populacional”, alerta a secretária. 

A vacinação irá ocorrer na entrada da Fundaparque. Em caso de chuva, a imunização será realizada no Pavilhão E. 


Foto ilustrativa. Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

Além dos idosos de 90 anos ou mais, as novas doses continuarão contemplando os profissionais da saúde, inclusive aqueles que já estão recebendo a segunda dose da CoronaVac. Para essa, a recomendação é aguardar um período de 15 a 28 dias após a primeira aplicação. Já no caso da Oxford/Astrazeneca, a segunda dose deve ser aplicada após 12 semanas. 

Até o momento, Bento já recebeu 7.690 doses, sendo 6.290 da CoronaVac e 1.400 de Oxford/Astrazeneca. De acordo com a última atualização disponibilizada pela prefeitura, Bento já aplicou 3.201 doses – 2.783 em profissionais da saúde, 378 em idosos de casas de repouso e 40 em indígenas. 

E as novas variantes?

Questionada sobre a eficácia das vacinas disponíveis no país quanto às novas variantes, a secretária de Saúde, Tatiane Fiorio, ressalta que todas as vacinas desenvolvidas até então se basearam na primeira variante do vírus. “Se tem informações, dos laboratórios fabricantes, que algumas são eficazes também para outras variantes. No RS, já identificamos 12 delas. Então claro que, talvez, nessas outras variantes a resposta imunológica será menor, mas eu acredito que com os estudos e todo trabalho que foi feito, que deverá sim abranger essas variantes”, analisa. 

Efeitos adversos?

Conforme Tatiane, até o momento nenhuma pessoa vacinada em Bento relatou sintomas ou efeitos adversos dos imunizantes. Entretanto, a secretária pede que os moradores contatem a prefeitura caso isso aconteça. “Como estamos começando a ter um quantitativo muito grande [de pessoas vacinadas], não conseguimos fazer o contato com todos. Mas a gente pede que a pessoa nos contate no caso de algum sintoma”, ressalta. 

Segunda dose

Entre a quarta, 10/02, a quinta, 11/02 e esta sexta-feira, 12/02, está sendo aplicada a segunda dose da vacina CoronaVac entre o público de profissionais da saúde e idosos em instituições de longa permanência que já completou o período recomendado desde a primeira dose.

Agendamento de profissionais da saúde

Na próxima semana, com as doses remanescentes ou com a chegada de novas doses, será realizado novamente o agendamento para os profissionais da saúde pertencentes aos grupos 11 e 12 do ordenamento do estado. A secretaria irá informar as datas. 

11- Consultórios, laboratórios e farmácias de instituições privadas: profissionais de saúde que realizam coleta de swab, e demais profissionais de saúde que realizam atendimentos eletivos ou assistência ao público em geral. As doses de vacinas só serão destinadas aos estabelecimentos privados descritos nesse item, após a vacinação dos profissionais de saúde da rede de assistência à saúde correspondente ao SUS ser concluída;

12- Demais profissionais de saúde: Profissionais de saúde liberais, estabelecimentos comerciais de saúde e outros locais que não tenham atividade assistencial direta a pacientes com Covid-19 ou suspeitos de Covid-19 serão vacinados, mas a circulação de pessoas não é um critério isolado para justificar a vacinação antes dos outros trabalhadores da saúde.