Bento já realizou 650 testes de Coronavírus. 535 deram negativo 

Bento Gonçalves tem sido exemplo diante de outros municípios brasileiros devido ao mecanismo de ampla testagem. Com o auxílio da classe empresarial e do Poder Judiciário, o município conseguiu adquirir milhares de testes, tanto os chamados testes rápidos, quanto os PCR (mais elaborados). 

Até o momento, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, estavam sendo ctestados apenas pacientes com sintomas graves, além de profissionais de saúde e da segurança pública. A partir de agora, o raio de monitoramento será ampliado para idosos e demais pessoas monitoradas pela Secretaria de Saúde. 


 

Atualmente, a Central de Atendimento ao Coronavírus monitora 357 pessoas, que apresentaram sintomas da doença e cumprem o isolamento domiciliar. O acompanhamento é feito com ligações diárias para os quadros mais graves, e a cada dois dias para os casos mais leves. 

Para o Secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira Bento é uma das cidades, que mais testa no país. "Desde o início, nossas decisões são embasadas em dados científicos e técnicos, e sempre apresentados com transparência para população, o que nos permitiu planejar cada passo com tranquilidade. Agora com mais testes podemos monitorar a disseminação do vírus na cidade, isolar os confirmados e quem convive com eles", disse. 

De acordo com a pasta, até esta segunda-feira, 04/05, 650 testes já foram aplicados. Desses, 300 foram testes rápidos e cerca de 350 PCRs, sendo que 535 deram negativo para a COVID-19. 

No total, o município contabiliza 115 casos, sendo 19 curados e 2 óbitos. "Nós adotamos uma política diferente dos demais municípios, pois acreditamos que quanto mais testarmos mais reais serão os dados, melhor saberemos o comportamento do vírus. Só assim, podemos adotar estratégias de planejamento. Paralelo a isso, estruturamos nossos leitos de isolamento, de UTI, adquirimos respiradores que é o que realmente importa. Nossa população não ficará sem atendimento", destaca o prefeito Guilherme Pasin.

Número de testes 
– 260 encaminhados pelo Governo Estadual para profissionais da saúde e segurança 
– 1025 adquiridos com recursos do Poder Judiciário
– 300 PCR comprados com Hospital Tacchini

Testes que irão chegar
– 1000 comprados pela Prefeitura 
– 1200 Governo do Estado será aplicado nos idosos
– 600 adquiridos pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA)

Diferença dos testes

RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction): confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente obtida de raspado nasal. A coleta pode ser feita a partir do 3º dia após o início dos sintomas e até o 10º dia, pois ao final desse período, a quantidade de RNA tende a diminuir.

Teste rápido: os testes sanguíneos para detecção de anticorpos de antígeno (que detectam proteínas do na fase de atividade da infecção) e os de anticorpos (que identificam uma resposta imunológica do corpo em relação ao vírus). A vantagem desses testes seria a obtenção de resultados rápidos para a decisão da conduta. Resultado em até 15 minutos.

Foto: Emanuele Nicola