Bento já se prepara para acolher as cerca de 100 pessoas em situação de rua no município
Assim como nos últimos anos, moradores de rua estão sendo abordados para entender suas realidades e os encaminhar para os serviços de acolhimento em Bento. Também foi ampliado horário da Casa de Passagem e serão distribuídas refeições e cobertores nas noites mais frias

Nesta semana Bento Gonçalves registrou os primeiros dias de frio mais intenso do ano, que antecedem a chegada do inverno. Durante a madrugada desta terça-feira, 17/05, moradores chegaram a registrar chuva congelada na cidade. Com o início da frente fria, o Poder Público municipal já começa a se preparar para prestar suporte às pessoas e famílias mais vulneráveis – principalmente àquelas em situação de rua.
De acordo com dados do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), Bento Gonçalves tem, atualmente, 98 usuários ativos em situação de rua. Desses, 49 estariam sob proteção social do Auxílio Brasil, benefício do Governo Federal, substituto do Bolsa Família, destinado a famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza.
Conforme o secretário-adjunto de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES), Wagner Dalla Valle, o município já está realizando abordagens noturnas, com o intuito de identificar esses usuários, entender suas realidades e necessidades, e os encaminhá-los para os serviços de acolhimento. “Também estaremos nas ruas com alimentos e cobertores nas noites de frio mais intenso”, afirma.
Bento conta, desde 2019, com a Casa de Passagem, localizada na rua Francisco Navarini, 136, bairro Maria Goretti. No local podem ser acolhida até 25 pessoas, sejam moradores de rua ou pessoas que estejam de passagem pelo município e que não tenham onde se abrigar. Além de um local quente e confortável para passar a noite, os acolhidos podem utilizar o espaço para se alimentar, tomar banho, receber roupas quentes, lavar roupas e, ainda, serem inseridos nas políticas públicas. O objetivo também é os auxiliar a se reinserirem na sociedade e à reconquistarem direitos básicos. O período de permanência no local é das 19h às 7h, mas foi estendido nesta semana devido às baixas temperaturas. Agora, o espaço receberá pessoas durante 24h.
Conforme dados da SEDES, de janeiro até esta semana de maio, 180 pessoas já utilizaram o serviço da Casa de Passagem. “Atualmente temos 10 pessoas utilizando o espaço”, revela o secretário-adjunto. “A população pode nos auxiliar informando onde essas pessoas [de rua] podem ser encontradas, para que possamos abordá-las”, solicita.
Para mais informações sobre a Casa de Passagem e as ações do Poder Público em relação aos moradores em vulnerabilidade social, o contato é o (54) 3055.7337 ou o (54) 3055.7357 (CREAS).
Campanha do Agasalho
Outra frente importante na administração pública, abraçada pelo Gabinete da Primeira-dama, é a Campanha do Agasalho. Neste ano, a iniciativa foi oficialmente lançada no dia 05/05, com uma novidade importante. Agora, o município conta com uma Central do Agasalho, localizada em anexo à secretaria de Finanças, na avenida Osvaldo Aranha. Por meio dela, será possível arrecadar e doar agasalhos durante todo o ano.
O espaço é uma facilidade, principalmente, para quem precisa retirar as doações. Todas as pessoas que estão no Cadastro Único da assistência social de Bento podem se dirigir ao local, de terça à quinta-feira, das 13h às 17h, e retirar as peças que necessitarem. O espaço conta com roupas e calçados de todos os tamanhos, além de cobertores, agasalhos, cobertinhas e roupas para cães e gatos.
“A Campanha do Agasalho é um período muito importante, pois convida todos a exercerem a solidariedade, mas quem necessita de um agasalho, precisa o ano inteiro. Por isso, criamos a central para recebimento e também para que as pessoas possam vir a escolher sua peça de roupa”, destaca a primeira-dama, Cláudia Remus.
Além da central, as pessoas podem deixar suas doações em pontos específicos (listados ao fim da matéria), como prefeitura, Câmara de Vereadores, Complexo Administrativo, escolas e empresas. As doações também serão distribuídas nos bairros e em ações específicas da administração municipal. Já as peças destinadas aos pets serão encaminhadas para o Departamento de Bem-Estar Animal, para entrega aos animais que necessitarem.
A Campanha do Agasalho segue até o dia 30/07 em Bento.
Locais de doação:
Cia Apolo- Shopping La’América-
Cia Apolo –Praça Vico Barbieri
Supermercado Grepar- Avenida Osvaldo Aranha,
Supermercado Grepar – Bairro Progresso
Supermercado Grepar- São Roque
Maxi Compras- Rua São Paulo, Bairro Borgo
Isabela S.A Rua Espírito Santo
Todeschini S.A. Ind Comércio
Prefeitura Municipal
Secretarias Municipais
Ginásio de Esportes
Casa das Artes
Subprefeituras nos distritos
Câmara de Vereadores
Polártica Distribuidora de Bebidas Ltda – Barracão
Justiça Federal –
OAB- OAB – Subseção de Bento Gonçalves
Banco Brasil – centro
Banrisul- R. Mal Floriano, centro
Colégio Marista Aparecida
Colégio Nossa Senhora Medianeira
Colégio Sagrado Coração de Jesus
Complexo de Ensino Cenescista
IFRS- Instituto Federal de Educação-Campus Bento Gonçalves
IFRS- Reitoria- Rua General Osório
Flor Essência-Farmácia de Manipulação
Movelpar Ind Com e Importação Ltda – Botafogo
Piazza Salton -centro
Shopping Bento