Bento lamenta a morte do jornalista Fernando Vieira

A prefeitura de Bento Gonçalves lamentou a morte do jornalista e radialista Fernando Vieira, ocorrida nessa quarta-feira, 16/09, em Bento Gonçalves. Vieira tinha 72 anos e era resposnável pela concepção e direção geral da Festa Nacional da Música, que vinha sendo realizada no município nos últimos anos. De acordo com informações da prefeitura, ele teve um mal súbito, foi socorrido pelo Samu, mas não resistiu. 


 

O prefeito Guilherme Pasin lamentou o ocorrido. "Uma pessoa única, de personalidade forte, um profissional incrível e que através da música levava alegria para todos os cantos. Fernando acreditava em nossa cidade, e a transformou na capital da música. Com tristeza me despeço de um amigo que a vida me presenteou. Vai com Deus", destaca, emocionado.

Fernando Vieira foi responsável por tornar Bento a capital da música, e preparava a terceira edição da festa no município, motivo da reunião na cidade. 

O profissional traz em sua bagagem mais de 40 anos dedicados à música e à televisão no Rio Grande do Sul. Sua carreira profissional iniciou em 1971, na então TV Difusora (hoje TV Bandeirantes), passando por inúmeros projetos e programas que marcaram o meio social e cultural de Porto Alegre. Foram 17 anos na TV Bandeirantes, seguidos de outros 17 anos na TV Guaíba, onde produziu e apresentou programas como Portovisão e Guaíba ao Vivo.

Em 1981, lançou a Festa Nacional do Disco, que durante 15 anos representou um marco no encontro de músicos e gravadoras. Foram 11 edições em Porto Alegre e três na Serra Gaúcha. Em maio de 2005, transferiu-se para a TV Pampa, onde produziu e apresentou o programa Zoom. Em 2005 reconfigurou o evento, que passou a se chamar Festa Nacional da Música.

O corpo de Vieira foi levado para Porto Alegre, onde residia. 

Foto: Divulgação