Bento na final da Olimpíada de Língua Portuguesa

Bento Gonçalves tem a única representante do Rio Grande do Sul na etapa final de uma das categorias da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa. Bruna Curzel, de 14 anos, foi uma das 38 selecionadas em todo o país na etapa regional do certame, que ocorreu em Maceió (AL), nesta semana.

Organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Fundação Itaú Social, o certame elege os melhores textos em quatro categorias, de acordo com a série em que o estudante está matriculado. Aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Helena, Bruna participa na categoria “Memórias literárias”, destinada a alunos do 7º e 8º anos.

A jovem entrou para o concurso escrevendo um texto inspirado na bento-gonçalvense Celita Terezinha Todeschini Fontanari, de 85 anos, que contou a história da antiga fábrica de gaitas Todeschini. Seu trabalho, junto ao de outros estudantes do município, foi encaminhado para a etapa estadual, julgada no mês passado.

Ao chegar a Maceió, recebeu a medalha de bronze correspondente à fase vencida até então. Para conquistar a de prata, a adolescente, acompanhada da professora de Português Claudete Rigo, retrabalhou o texto, participando de aulas e oficinas.

Comemorando ainda a classificação regional, a menina afirma que não esperava a avançar na Olimpíada. “Fiquei muito feliz com a conquista, mas ela não é só minha. Agradeço o apoio da professora, dos colegas que contribuíram na construção do texto, de toda a equipe escolar. Quero representar bem a escola, o município e o Estado”, diz.  

A professora lembra que o mais importante no projeto é o incentivo ao aprendizado aos jovens, que se envolveram na ideia. “Vale a pena chegar na escola e se entusiasmar com o empenho dos alunos diante de um novo projeto. Cada etapa, cada ação, foi muito significativa. Trabalhar essa proposta foi desafiador, inclusive para mim”, revela Claudete. A direção da escola também comemora e se diz orgulhosa do reconhecimento do trabalho realizado.

Até o fim do mês, o trabalho de Bruna será julgado na etapa final. Cinco textos da sua categoria receberão a medalha de ouro em Brasília, no dia 1º de dezembro.

 A Olimpíada

Com o objetivo de contribuir para o ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras, a Olimpíada de Língua Portuguesa acontece bienalmente desde 2002. O concurso envolve as séries finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio nas seguintes categorias: Poema (5º e 6º anos), Memórias Literárias (7º e 8º anos), Crônicas (9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (2º e 3º anos do Ensino Médio).

Os alunos e professores vencedores recebem, além da medalha de ouro, um notebook e uma impressora. As escolas com estudantes ganhadores da etapa final recebem dez computadores, uma impressora, um projetor multimídia, um telão e livros.

 

Reportagem: Priscila Piletti

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.