Bento no Top 10 brasileiro

O salto de 12 posições no ranking brasileiro foi recebido com surpresa pelas entidades de Bento que atuam na captação de eventos internacionais. Divulgada há alguns dias, a tabela da International Congress & Convention Association (ICCA) coloca o município na 10ª posição entre as cidades do país que mais sediaram promoções desse porte, com cinco encontros, empatado com Recife (PE). 

Os dados se referem ao ano passado – nas estatísticas de 2011, a Capital do Vinho estava no 22º lugar. “Esperávamos um bom posicionamento, mas não uma melhora tão grande de um ano para o outro. Isso mostra que estamos nos consolidando nesse cenário”, afirma a presidente do Bento Convention Bureau, Maria Alice Farina.

Segundo ela, a atuação conjunta de órgãos como o Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (SHRBS) e a secretaria municipal de Turismo (Semtur) é o principal fator para os resultados positivos alcançados nos últimos anos. “É claro que grandes feiras já existiam mesmo antes do Bento Convention, mas estamos lutando juntos para mantê-las e conquistar ainda mais”, complementa.

Como o principal desafio para conseguir projetar avanços para os próximos anos, a presidente da entidade destaca a busca por mão de obra, dificuldade ainda muito encontrada na organização de atividades locais. “De uma forma geral, estamos muito bem capacitados, mas, sem isso, podemos acabar comprometendo os eventos”, finaliza Maria Alice.

Critérios 

A ICCA utiliza alguns critérios para a definição do ranking, liderado no Brasil pelo Rio de Janeiro, que recebeu 83 eventos no ano passado. São contabilizados encontros com pelo menos 50 participantes e que tenham ocorrido regularmente em, no mínimo, outros dois países. De 2011 para 2012, o Brasil repetiu seu posicionamento, mantendo a 7ª colocação.

Crescimento

De acordo com dados do Bento Convention Bureau, o número de eventos de grande porte realizados em Bento cresceu mais de 100% de 2009 a 2013. Somente no ano passado, foram 1.074. Ainda conforme dados da entidade, no mesmo período, o número de leitos na rede hoteleira local teve um aumento que chega a 60%.

O ranking no país

1º) Rio de Janeiro (RJ): 83 eventos
2º) São Paulo (SP): 77 eventos
3º) Brasília (DF): 22 eventos
4º) Foz do Iguaçu (PR): 16 eventos
Salvador (BA): 16 eventos
5º) Belo Horizonte (MG): 13 eventos
6º) Florianópolis (SC): 12 eventos
Porto Alegre (RS): 12 eventos
7º) Búzios (RJ): 9 eventos
8º) Fortaleza (CE): 8 eventos
9º) Curitiba (PR): 6 eventos
10º) Bento Gonçalves (RS): 5 eventos
Recife (PE): 5 eventos

“Não divulgamos apenas um evento”

A participação em feiras realizadas em outros países é uma oportunidade que tem sido muito utilizada para a promoção dos eventos que Bento sedia. Mas a divulgação não se resume apenas ao convite para a programação de negócios: entidades locais aproveitam a chance para apresentar o município como um roteiro turístico. “Não divulgamos apenas um evento, sempre levamos Bento Gonçalves aonde vamos. É quase um trabalho didático para mostrar o que temos aqui. E hoje, em muitos lugares, as pessoas já sabem quem somos e o que podemos oferecer”, ressalta Denise Valduga, gerente administrativa do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis).

Em 2012, o Sindmóveis realizou a Movelsul Brasil, a maior feira do setor na América Latina, que alcançou um patamar superior a US$ 300 milhões em negócios. Neste ano, quem entra em cena é a Casa Brasil, que trabalha com uma projeção de R$ 200 milhões. Para garantir que promoções desse nível se mantenham em Bento, o planejamento contempla a busca constante por melhorias nos serviços. “Trabalhamos com um pacote de facilidades, principalmente para compensar o fato de não estarmos no centro do país”, explica. 

Nesse aspecto, situações que podem ser consideradas simples, como a oferta de internet gratuita, acabam fazendo diferença. Na outra ponta, um dos quesitos que, segundo a gerente, ainda podem ser melhorados seria a implantação de novos auditórios para eventos menores.

A parceria com outros setores também é fundamental, permitindo, por exemplo, a capacitação de taxistas e algumas facilidades junto à rede hoteleira para aquisição de pacotes de diárias mais flexíveis. “Queremos que toda a comunidade tenha condições de receber bem esses visitantes. É claro que representamos a indústria local, mas o nosso compromisso já é com o país”, conclui.

Reportagem: Jorge Bronzato Jr.


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