Bento paralisa cronograma da segunda dose por atraso no recebimento da CoronaVac

A secretaria da Saúde de Bento Gonçalves informou nesta quinta-feira, 22/04, que a data para aplicação da segunda dose nos idosos imunizados no dia 27/04 ainda é incerta no município. Isso porque, até o momento, Bento não recebeu o quantitativo suficiente da CoronaVac, que deve ser repassado pelo Ministério da Saúde e posteriormente pelo Estado.

O atraso ocorreu, conforme nota da prefeitura, em virtude da demora no envio do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), que chegaria da China, ao Butantan. No dia 07/04, foi paralisado o envase da vacina. A produção foi retomada na segunda-feira, 19/04, e a próxima entrega ao Plano Nacional de Imunização (PNI) está prevista para ocorrer até a primeira semana de maio.

Questionada sobre as quantidades que serão distribuídas na sexta-feira, 23/04, pelo Estado, a prefeitura afirma que não há informações de que Bento receberá doses da CoronaVac. "São poucas unidades para todo o Estado. E precisamos da CoronaVac em quantidade", explica a assessoria de comunicação da prefeitura. Ainda conforme a assessoria, amanhã a prefeitura deverá ter informações mais precisas sobre a chegada de novas doses do imunizante necessário para a segunda dose.

No dia 20/03, o Governo Federal extinguiu a orientação de guardar metade das doses da vacina contra o Coronavírus, que tinha o objetivo de garantir a segunda aplicação. Desde então, as novas instruções sobre o uso dos frascos repassadas aos municípios do RS são determinadas através de Resoluções emitidas pela Secretaria Estadual de Saúde (Resoluções CIB). 
 
Ainda conforme a prefeitura, assim que houver a informação da chegada das doses, a SMS informará a data para aplicação da segunda dose. 

Período para segunda dose 

De acordo com Informe Técnico nº 1 e nº 7 emitido pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde, não há riscos para eficácia da vacina caso passe do período indicado de até 28 dias para segunda aplicação.

Vacinação das pessoas de 61 anos

Nesta sexta-feira, 23/04, será mantida a vacinação das pessoas de 61 anos ou mais, das 8h às 12h, na Fundaparque. Nesse grupo, será aplicado o imunizante é da Oxford/Astrazeneca.