Bento participa do Dia de Luta contra Tuberculose
Bento participa, neste sábado, dia 24, das atividades do Dia Mundial de luta contra a Tuberculose, lançado em 1982, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela União Internacional contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares. A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do Bacilo causador da tuberculose, em 24 de março de 1882, pelo médico Roberto Koch.
Em 2011, foram acompanhados 31 usuários no município, sendo que destes, 17 obtiveram a cura da doença e 10 seguem em acompanhamento.
A tuberculose é uma doença tratável, porém considerada um problema de saúde, pois cada paciente não tratado pode infectar, em média, 10 a 15 pessoas por ano. Contudo, as estratégias o controle levam em consideração aspectos econômicos, humanitários e de saúde pública. Atualmente o Brasil não mudou sua posição, segundo informações da OMS, e está entre os 22 países que concentram 80% dos casos mundiais.
Sintomas
Os sintomas que caracterizam a tuberculose são: tosse, emagrecimento, canseira, febre baixa no final do dia, suor à noite. A transmissão das formas de tuberculose pulmonar e laríngea ocorre por via aérea (partículas de saliva que são expelidas através da tosse, fala ou espirro). Também, existem as formas extrapulmonares (que ocorrem em outros órgãos, como por exemplo, ossos, fígado, rins, baço, olhos) que não são transmitidas às outras pessoas.
Diagnóstico
A investigação para o diagnóstico de tuberculose deve ser realizada em todos os indivíduos com tosse por tempo igual ou superior a três semanas. Os exames utilizados na tentativa do diagnóstico são: a baciloscopia do escarro, radiografia do tórax, o teste tuberculínico (PPD) que evidencia o contato prévio com o bacilo, e a cultura de escarro.
Prevenção
A prevenção se dá através da vacina BCG (bacilo de Calmette-Guérin), que é obtida pela atenuação do bacilo tuberculoso, sendo capaz de induzir a resistência ao indivíduo sem transmitir a doença. Esta vacina é realizada em crianças no primeiro mês de vida favorecendo proteção duradoura em 80% dos casos.
Neste sábado, a Secretaria de Saúde e todas as UBS/ESF divulgarão a data, com entrega de panfletos e orientações aos usuários.
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Grupo SerraNossa