Bento passará a contar com três novos peritos no Posto Médico Legal

Bento Gonçalves receberá reforço no Posto Médico Legal nas próximas semanas. Três novos peritos passarão a integrar o quadro de profissionais: uma médica legista e duas técnicas em perícias. Com isso, o município contará com três peritos, três técnicos e uma papiloscopista. As informações foram repassadas pelo perito criminal e coordenador regional do Instituto Geral de Perícias (IGP), Airton Kremer.

As três profissionais que virão para Bento Gonçalves se formaram nessa segunda-feira, 19/10, juntamente com outros 66 agentes, em evento virtual. No total, formaram-se 21 peritos criminais, 20 peritos médicos-legistas e 28 técnicos em perícias. Todos serão direcionados para postos de Criminalística e de Medicina-Legal da capital e do interior do estado. Na região da Serra Gaúcha, apenas Bento Gonçalves receberá novos profissionais.

De acordo com Kremer, os peritos do município auxiliarão no trabalho do Posto Médico Legal, o qual é responsável pela realização de necropsias, exames de violência sexual e corpo de delito, entre outros. Já as perícias criminalísticas, feitas no local da ocorrência de crimes, segue sendo realizada apenas pelo IGP de Caxias do Sul. “Atendemos todas as cidades da Serra. A Brigada Militar isola o local do crime e nos chama para realizar a perícia”, explica Kremer.

Questionado sobre a necessidade de mais peritos nos municípios da região, o coordenador afirma que essa é sim uma preocupação, mas que o trabalho não está sendo prejudicado por conta disso. “A gente tem uma questão de que nós da perícia, como é um cargo muito técnico, as pessoas já entram com mestrados, doutorados… já com certa idade. Então temos aposentadorias no horizonte, com servidores com mais de 60 anos”, explica.

Formatura dos novos profissionais

Os formandos dessa segunda-feira fazem parte da primeira turma convocada depois do concurso de 2017. O chamamento ocorreu em 10 de março deste ano, entretanto, devido à pandemia, o início das aulas foi adiado para o dia 3 de agosto. Foram 360 horas de formação, divididos em três módulos: básico (3 de agosto a 19 de agosto), específico (20 de agosto a 24 de setembro) e prático (a partir de 25 de setembro). Apenas a disciplina de Manejo de Armas de Fogo teve aulas presenciais. As demais foram ministradas em uma plataforma virtual.

Atualmente, 26 servidores estão realizando o curso de formação. Outros dois chamamentos de aprovados no último concurso estão previstos para março de 2021 e março de 2022.