Bento Pet tem 19 animais disponíveis para adoção
Setes deste animais foram resgatados durante as enchentes de maio

O programa Bem-Estar Animal, de Bento Gonçalves, dispõe de projetos para a adoção de animais. Um deles é o Cão Comunitário, em que a comunidade de um bairro específico se responsabiliza pelo animal. Há também a adoção convencional, com o possível adotante indo até o departamento do Bem-Estar Animal com o intuito de adotar um cão ou gato. Somente em 2024, 44 animais já foram adotados junto ao Bento Pet.
Atualmente, o departamento conta com 19 animais disponíveis para adoção, sendo que, destes, pelo menos sete foram resgatados durante as enchentes de maio e outros 12 já estavam sob os cuidados do departamento.
A maioria desses animais estão num lar de passagem para cães, contratado pela prefeitura. Para manter a saúde e o bem-estar dos bichos, a equipe do Bento Pet realiza visitas, prestando serviço veterinário e, quando necessário, realizando medicações. Todos eles são testados para cinomose e parvovirose, além de receberem vermífugo e antipulgas.
A veterinária Débora Zaro comenta que a adoção responsável é um ato de amor. “Muda a vida do animal abandonado e traz inúmeros benefícios para a família que adota. O adotante está dando uma segunda chance para o animal ter uma vida feliz e segura, mas também é preciso ter compromisso para cuidar”, afirma.
Ainda conforme a veterinária, as pessoas precisam se informar sobre as necessidades, características e temperamento do animal. “É importante nunca esquecer de manter as vacinas em dia, vermífugos e castrar o cão ou gato. Isso previne várias doenças, como a cinomose, que é infecciosa, com alta capacidade de contágio, que afeta os cães e pode até mesmo levar a óbito”, explica.
Como funciona a adoção?
A pessoa interessada entra em contato com o departamento através de mensagem ou via telefone. Na sequência, o possível adotante recebe fotos dos animais. Tendo interesse em algum dos pets, é realizado uma entrevista para verificar se realmente tem condições de adotá-lo.
Caso o processo for concretizado, é solicitado um tempo para adaptação, com o departamento pegando os dados e fazendo um documento que a família se comprometa com a adoção. A equipe ainda realiza visitas para conferir o estado do animal após adoção.
Se o cidadão quiser conhecer os animais disponíveis para adoção, é necessário entrar em contato através dos telefones (54) 3055-7115 ou (54) 99274-4262.