Bento pode ter posto de coleta de plaquetas

Bento Gonçalves poderá ter, em breve, um posto de coleta de plaquetas sanguíneas. Nesta semana, os vereadores Professor Clemente, de Bento Gonçalves, e Washington, de Caxias do Sul, em parceria com o Hospital Tacchini, conquistaram junto ao Hemocentro Regional a autorização para criar o novo setor no município.

O Tacchini já dispõe de uma estrutura para oferecer o serviço e os dois parlamentares tentarão, a partir de agora, garantir os recursos para a compra do equipamento por meio de uma emenda. A projeção é de que o posto possa entrar em funcionamento em 18 meses.

De acordo com informações do hospital, atualmente, 920 pessoas fazem quimioterapia em Bento Gonçalves, além de outros 100 doentes que fazem radioterapia regularmente na cidade. Cerca de 60% dos pacientes acabam necessitando de procedimentos cirúrgicos que demandam grande quantidade de plaquetas, componente do sangue com menor disponibilidade em hemocentros em função da pequena validade. Após coletadas, as plaquetas devem ser utilizadas em, no máximo, cinco dias. Até o final do ano, o Tacchini também irá inaugurar mais 10 leitos de UTI, chegando a 29, número que o habilita a executar cirurgias cardiovasculares, que também exigem grande quantidade do material.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.