Bento publica novo decreto com flexibilização de protocolos
No sábado, 17/07, foi realizada uma reunião do Comitê Técnico da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) para apresentação dos novos protocolos de saúde para diferentes segmentos da economia.
O encontro foi organizado após a saída da Macroserra do regime de alerta no Sistema 3As do Governo do Estado, diante da apresentação da redução de casos de contaminação e de internações em toda a região. O prefeito de Bento Gonçalves Diogo Siqueira e a secretária de Saúde Tatiane Misturini Fiorio participaram do encontro realizado virtualmente.
Na segunda-feira, 19/07, em reunião com Gabinete de Atenção ao Coronavírus, ficou definido que o município irá aderir às mudanças propostas. O decreto 11.004/2021, foi publicado no Diário Oficial ainda na segunda.
“Entendemos que, com a redução de casos e internações, podemos avançar um pouco na flexibilização de alguns protocolos. Mas sempre mantendo a atenção aos serviços de saúde, fiscalização e conscientização da população. Ao mesmo tempo seguimos avançando na vacinação da população”, destaca a secretária de Saúde.
Confira as principais mudanças:
– Condomínios e áreas comuns: autorizada a abertura de áreas comum e de lazer (salão de festas, churrasqueiras, etc) com ocupação de 1 pessoa a cada 4m²
– Transporte coletivo: aumento da capacidade de passageiros no transporte coletivo para 75%
– Bares, restaurantes e similares: ocupação máxima de 70% das mesas; apenas clientes sentados; vedado música alta que prejudique a comunicação dos clientes; operação de sistema buffet com instalação de proteror salivar, self service com utilização de luvas; ampliação do horário de entrada em bares e restaurantes até meia noite e saída até 1h
– Extensão do horário em lojas conveniência junto aos postos de combustíveis até a meia noite
– Missas e serviços religiosos: ocupação máxima de 50%
– Atividades físicas: ambiente aberto 1 pessoas a cada 4m²; ambiente fechado 1 pessoa a cada 8m²
– Competições esportivas permitidas com autorização prévia do município sede
– Eventos infantis, sociais e de entretenimento público máximo de 150 pessoas; duração máxima de 6h; seguindo regramentos e protocolos.
Confira todos os protocolos clicando aqui.