Bento recebe 63 concursados da Brigada Militar

O tão sonhado reforço na segurança pública da cidade está ganhando forma. Desde a última terça-feira, dia 11, os 2.571 aprovados no concurso da Brigada Militar estão sendo deslocados às cidades escolhidas para realização do curso. Desses, 1.944 serão do policiamento ostensivo e 627 atuarão no Corpo de Bombeiros. Para Bento Gonçalves foram designados 33 novos soldados bombeiros e outros 30 para a fiscalização ostensiva.

No 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º Bpat), a nova turma será composta por 20 homens e 10 mulheres, vindos de diferentes regiões do Estado. Os servidores deverão suprir as vagas abertas pelos 18 policiais que foram integrados ao programa de Policiamento Comunitário, previsto para ser implantado ainda em setembro. “Nossa expectativa é que todos permaneçam na cidade, em razão do projeto de Policiamento Comunitário. Mas, para tanto, é necessário que sejam oferecidos alguns benefícios”, destaca o capitão Reni Onírio Zdruikoski, coordenador do curso de formação de novos soldados. A expectativa é a mesma do comandante do Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves, capitão Sandro Carlos Gonçalves da Silva.

Brigada Militar

Para alunos do policiamento ostensivo, as aulas acontecerão na Escola Estadual de Ensino Fundamental Anselmo Luigi Piccoli, que fica próxima à sede do Bpat, e terão início na segunda-feira, dia 17. As disciplinas serão separadas em três ciclos. Conforme o 1º sargento de disciplina do curso, Moacir Bittencourt, eles poderão atuar nas ruas da cidade a partir de novembro. Durante esse período, os alunos permanecerão alojados no quartel, que passou por reformas para atender a nova turma.

Para o cruzaltense Matheus de Moura, de 24 anos de idade, o ingresso na Brigada Militar é uma boa oportunidade. “Eu era militar do exército a exemplo de alguns familiares, mas resolvi prestar o concurso para continuar na carreira militar”, explica. Para Mariele Dornelles Campos, 22, natural de São Borja, entrar para a BM é a realização de um sonho. “Essa é uma área que sempre me interessou. Foi o segundo concurso que prestei. No passado não consegui, mas agora deu tudo certo”, comemora. Tanto Moura quanto Mariele pretendem retornar para sua terra natal assim que finalizarem o curso, que terá duração de sete meses.

Bombeiros

Na sede dos Bombeiros, serão formados 33 soldados, dos quais 31 homens e duas mulheres. Seis dos sete bombeiros temporários que hoje atuam em Bento estão realizando o curso. A previsão do capitão é que eles possam estagiar, e auxiliar nos atendimentos, a partir do terceiro ciclo, que começa em janeiro. Para Régis Dutra Cardoso, de 22 anos, a permanência em Bento dependerá da adaptação, já que ele veio de Cruz Alta e se diz acostumado com a vida no exército. “Escolhi seguir a carreira de Bombeiro por aspirar orgulho, ter boa visualização e pela estabilidade profissional”, conta. É com a mesma perspectiva que Marcelo Ferreira Cavalheiro, de 25 anos, natural de Livramento, ingressou na corporação. “Trabalho como bombeiro temporário há cerca de dois anos na minha cidade natal. Por conhecer a rotina e por estarmos sempre ajudando alguém, quero seguir essa carreira”, descreve. A previsão inicial é que as novas turmas sejam formadas no dia 21 de abril de 2013.

Polícia Civil

Deverão tomar posse no próximo dia 25 os 731 novos policiais civis formados no sábado dia 8. Na segunda-feira, dia 10, o governo do Estado realizou a nomeação dos 311 escrivães e 420 inspetores. Ainda não foram definidos os locais em que eles atuarão, o que deve acontecer somente após a posse

Reportagem: Katiane Cardoso

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA