Bento recebe a 36ª Romaria da Terra

Na terça-feira, dia 12, Bento Gonçalves sediará pela primeira vez o evento Romaria da Terra. A 36ª edição estadual deve reunir, segundo estimativa da organização, entre 12 mil e 15 mil fiéis vindos de diversas cidades gaúchas e também do Uruguai. A partir das 8h30 ocorre uma caminhada que sairá da área verde ao lado da Unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Barracão e seguirá em direção à Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG), onde será celebrada uma missa a partir das 10h30.

O evento é promovido pela Diocese de Caxias do Sul, à qual as igrejas católicas locais pertencem. Na cidade, a coordenação está a cargo do padre Izidoro Bigolin, vigário da Paróquia Santo Antônio. O tema da 36ª romaria será “Terra, Vida e Cidadania: princípios do bem viver”, e o objetivo é fazer com que os participantes reflitam sobre a relação do ser humano com a natureza, a fim de promover um desenvolvimento mais harmonizado. 

Segundo os organizadores, após a missa será servido um almoço partilhado – modalidade na qual cada participante leva um prato de comida e divide com os demais. No local também será comercializado risoto a preço popular. Durante a tarde estão previstas apresentações artísticas e tribuna popular.  Às 15h30 haverá benção de envio da Cruz da Romaria e às 16h, encerramento do evento. “A romaria oportuniza que as pessoas sintam a realidade concreta da vida do povo e dos trabalhadores rurais”, detalha Bigolin. 

O vigário destaca ainda que o encontro auxiliará na divulgação da cidade, já bastante conhecida pela realização de grandes feiras, e que agora se projeta como destino de um encontro religioso de grande porte. “É um momento histórico para Bento. Vem para confirmar o desenvolvimento da cidade a partir dos pequenos produtores e a fé do povo”, finaliza.

O evento está sendo organizado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Diocese de Caxias do Sul e conta com o apoio de diversas entidades locais.

Saiba mais

A primeira edição da Romaria da Terra aconteceu no dia 7 de fevereiro de 1978, na localidade de Caiboaté, em São Gabriel. O evento foi realizado em homenagem aos 222 anos da morte de Sepé Tiaraju e seus 1.500 companheiros guaranis, assassinados em 27 de fevereiro de 1756. Tiaraju era um índio, líder das milícias indígenas que atuaram contra as tropas luso-brasileiras e espanholas na chamada Guerra Guaranítica. É considerado um santo popular pela sua fama.

Em 35 anos de realização, mais de 949 mil pessoas participaram da Romaria da Terra. A última edição aconteceu na cidade de Santo Cristo, no dia 21 de fevereiro do ano passado, com o tema “Agricultura Familiar Camponesa – vida com saúde”.

Serviço

36ª Romaria da Terra

Programação: 7h30 – Acolhida em frente à Unidade de Saúde do bairro Barracão
8h – Início da animação
8h30 – Caminhada celebrativa até o Parque da ABCTG
10h30 – Celebração Eucarística
12h – Almoço compartilhado
13h – Tribuna popular e apresentações artísticas
15h30 – Bênção do envio
16h – Encerramento

Reportagem: Katiane Cardoso


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.