Bento recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida
Devotos de Nossa Senhora Aparecida terão a oportunidade de levar suas preces à padroeira do Brasil a partir da próxima semana. Bento Gonçalves receberá, nos dias que antecedem o feriado dedicado à santa, sua imagem peregrina, enviada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em comemoração aos 300 anos da aparição da imagem, em 2017.
As atividades alusivas ao jubileu “300 anos de bênçãos” estão sendo realizadas desde o ano passado. Cada diocese do Brasil está recebendo uma réplica da imagem da santa, que percorre as diferentes paróquias. Em dois anos, quando serão completados os três séculos, as estátuas serão enviadas ao Santuário Nacional de Aparecida, no estado de São Paulo.
“Muitas pessoas gostariam de fazer a peregrinação até lá e não podem, por algum motivo. Essa será a oportunidade para que expressem sua fé”, destaca o pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Ricardo Fontana. A imagem já visitou as comunidades da Paróquia São Roque, entre julho e agosto, Faria Lemos, neste mês, e voltará para a Paróquia Cristo Rei, em novembro.
Além da visita da santa a diferentes locais, a programação conta com outras atividades (veja abaixo). No dia 11, a missa celebrada pelo bispo Dom Alessandro Ruffinoni, na igreja e na Via Del Vino, comemorará, também, o aniversário de 125 anos do município. A procissão luminosa, na sequência, tem “Caminho da Paz” como tema. “Queremos reforçar o convite a quem perdeu entes queridos em virtude da violência”, acrescenta Fontana.
No dia 12, a missa também será alusiva aos 140 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, com o arcebispo de Trento, Dom Luigi Bressan. O pároco acrescenta que, na ocasião, todas as etnias presentes no município serão referenciadas.
A réplica ficará exposta no santuário de Santo Antônio de 5 a 12 de outubro, quando haverá reza diária do terço às 17h30, seguida de missa com bênção. Mais informações pelo telefone (54) 3452 1634.
A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul (SP), em 1717, por três pescadores humildes, em uma época escassa de peixes. A primeira coisa que caiu nas redes foi uma escultura, quebrada no pescoço. Em seguida, a cabeça da imagem foi retirada da água. Depois disso, a pesca foi abundante, o que eles consideraram um milagre. Por isso, o povo chamou a santa de “Aparecida”. Ela foi nomeada padroeira do Brasil em 1930.
Programação
05/10 – Acolhida da imagem, vinda de Monte Belo, pelo Colégio Marista Aparecida
06/10 – 8h – acolhida da imagem pelo Colégio Medianeira, com celebração com as famílias
07/10 – 8h – visita da imagem ao Hospital Tacchini
08/10 – Visita da imagem ao Presídio Estadual
09/10 – 20h – celebração Eucarística na comunidade Santa Catarina, com bênção do Novo Presbitério
10/10 – 19h30 – celebração Eucarística, na comunidade Nossa Senhora Aparecida
22h – missa jovem, no santuário de Santo Antônio
11/10 – 18h – recepção no santuário de Santo Antônio, com celebração
19h – procissão luminosa “Caminho da Paz”
12/10 – 10h – missa festiva, com envio da imagem para Nova Prata
Reportagem: Priscila Pilletti
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.