• Debianchi
  • Vinícola Garibaldi
  • Posto Ravanello
  • Naturepet Pharma
  • Envase
  • Tacchini

Bento recebe Movimento pela Educação da Assembleia Legislativa do RS

  • Envase
  • Vinícola Garibaldi
  • Tacchini
  • Naturepet Pharma

O evento é organizado pelo Legislativo gaúcho; o vice-governador do RS, Gabriel Souza, esteve presente

Foto: Assembleia Legislativa

Na última sexta-feira, 30/06, foi realizado, em Bento Gonçalves, o 4º Encontro Regional do Movimento pela Educação – Vamos Debater Juntos. O evento aconteceu no anfiteatro da Fundação Casa das Artes. O vice-governador, Gabriel Souza (MDB), o presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin (MDB), o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira (PSDB), o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), Alexandre Postal, os deputados estaduais Adriana Lara (PL), Eliana Bayer (Republicanos), Carlos Búrigo (MDB) e Guilherme Pasin (Progressistas), e autoridades estaduais e municipais das regiões da Serra Gaúcha, Hortênsias e dos Campos de Cima da Serra presenciaram o ato.

Em sua manifestação, Zanchin reforçou porque a Assembleia Legislativa, neste ano, elegeu o tema educação como o principal assunto a ser debatido. “Nós percebemos que o Rio Grande do Sul, ao longo dos anos, foi perdendo posições, em comparação a outros estados, nos índices educacionais. Do passado, onde fomos referência em educação, hoje buscando experiências e práticas em outros lugares”, explicou. 

O vice-governador destacou os números divulgados pelo Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última semana, que expõem a diminuição da população total do Rio Grande do Sul. Na comparação do Censo de 2010 com o de 2023, houve uma queda de 350 mil pessoas vivendo no Estado. “Isso significa que temos menos pessoas procurando emprego, empreendendo e participando do mercado de trabalho”, explicou o vice. Para compensar a queda do bônus demográfico, Gabriel defendeu a necessidade de investimentos em capital humano. “Precisamos qualificar e preparar nossa mão de obra para que as pessoas economicamente ativas possam estar mais bem preparadas. Esse é um grande desafio estratégico de um Estado que perdeu o seu bônus demográfico e precisa investir na população”, destacou. 

O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, ressaltou a importância da união entre Estado, municípios e entidades particulares, fundamental para alcançar resultados efetivos. “Investimos 30% do nosso orçamento na área, e cerca de 50% dos servidores da prefeitura são dedicados à pasta. Essa é uma média que se repete em praticamente toda a nossa região. Mas, para que ocorra o desenvolvimento da educação de forma plena, é preciso que todos andem na mesma direção”, disse.

Após a abertura oficial, aconteceu o painel de debates com especialistas do tema. Sob a condução do jornalista Túlio Milman, o painel teve a participação da secretária de Educação do município de São Francisco de Paula, Ana Paula Ferreira Cruz Bennemann, do empresário Clóvis Tramontina e do Coordenador Executivo do Pacto pela Educação, Leandro Moreira. Na sequência da agenda do encontro, aconteceu a palestra do ex-secretário de Educação do Espírito Santo e coordenador do Movimento Profissão Docente, Haroldo Rocha, e a audiência pública de desenvolvimento regional dos Coredes. 

As atividades regionais do Movimento pela Educação aconteceram, anteriormente, nos municípios de Santana do Livramento, Restinga Seca e Marau.