Bento registra aumento de 35% nas contratações em junho
O município de Bento Gonçalves apresentou melhoras significativas na geração de emprego no mês de junho. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia (ME), foram registradas 939 admissões no período, um aumento de 35% em relação ao mês de maio. O número de desligamentos também caiu, passando de 1,3 mil em maio para 957 em junho. O resultado motivou redução no saldo negativo do município, que passou de 643 para 18 – cerca de 97%.
A análise do Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS) apontou que os resultados mais positivos foram incentivados, principalmente, pela geração de emprego na indústria do município. Em junho, foi registrado saldo positivo de 44 novos postos de trabalho, sendo que em maio o setor encerrou 320 empregos.
Apesar disso, o município entrou no seu quarto mês seguido de mais desligamentos que admissões. No acumulado do ano houve destruição de 1,2 mil empregos, contra 563 postos formais criados no mesmo período do ano anterior. Nos últimos 12 meses, o município registrou 1,2 mil empregos encerrados.
Na contramão da indústria, as demais atividades econômicas seguem apresentando saldos negativos. Em junho, o setor de serviços foi o que apresentou performance mais negativa, com 31 empregos encerrados. Em seguida, vem o setor do comércio, com redução de 18 vagas.
Na região de abrangência da UCS, houve 455 empregos encerrados em junho. Além de Bento Gonçalves, outros 13 municípios apresentaram queda na geração de empregos, sendo Caxias do Sul o que registrou maior saldo negativo (607). Já entre as seis cidades que obtiveram saldo positivo, destaca-se Vacaria, com 358 vagas criadas, sendo a grande maioria pertencente à Agropecuária. Além disso, percebe-se que, na maior parte das cidades, o setor que mais fechou postos de trabalho no período foram os Serviços.
Imagem: Divulgação/Observatório do Trabalho da UCS