Bento sedia Seminário Nacional de Cultura de Paz

Objetivando estimular a cultura de paz e a não violência para o âmbito escolar e para a comunidade em geral, acontece nos dias 24 e 25 de outubro a 3ª edição do Seminário Nacional sobre Cultura de Paz. O evento é uma promoção da Associação Educare, em parceria com o Ministério Público, através da promotoria da Infância e da Juventude de Bento Gonçalves. Com o lema “Fortalecendo as práticas de Justiça Restaurativa”, o evento é direcionado a famílias, educadores e profissionais das áreas de saúde, assistência social, segurança e Justiça. As palestras acontecem no auditório J do Campus Universitário da Região dos Vinhedos da Universidade de Caxias do Sul (Carvi/UCS).

A abertura do evento acontece às 19h, com a apresentação do Coral do Hospital Tacchini. Em seguida, integrantes da Educare contarão a história da entidade. O primeiro dia de seminário terá ainda a palestra-show “Valores: resgatando o que nos torna humanos”, com o cantor, compositor e palestrante Giovanni Mattiello. 

No segundo e último dia estão previstas duas palestras. A primeira, pela manhã, terá como tema “Justiça Restaurativa: a dimensão do humano”, com explanação do juiz titular da 1ª Vara Especial da Infância e Juventude de São Paulo e membro da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Egberto de Almeida Penido. Durante a tarde, a psicóloga e educadora Monica Mumme e a assistente social Selma Braga Salzgeber palestrarão sobre o tema “Justiça Restaurativa: prática e teoria em diálogo para a construção de novos saberes”. Ao final do evento serão apresentados dois casos nos quais a capacitação oferecida pela Associação Educare tem resultado em grande sucesso.

O evento conta com o apoio da prefeitura de Bento Gonçalves, através da secretaria municipal de Educação (Smed), da Ordem dos Advogados do Brasil – subseção Bento Gonçalves (OAB), da Universidade de Caxias do Sul – Campus Universitário da Região dos Vinhedos (UCS/Carvi) e da secretaria estadual de Educação (Seduc), através da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (16ª CRE).

Programação

Dia 24 (quinta-feira)

18h30 – credenciamento

19h – abertura

19h30 – apresentação do Coral Hospital Tacchini

20h – Associação Educare: uma caminhada de fortalecimento da cultura de paz

20h30 – Palestra-show “Valores: resgatando o que nos torna humanos”, com Giovanni Mattiello

Dia 25 (sexta-feira)

8h30 – “Justiça Restaurativa: a dimensão do humano”, com Egberto de Almeida Penido, juiz titular da 1ª Vara Especial da Infância e Juventude de São Paulo e membro da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

13h30 – “Justiça Restaurativa: prática e teoria em diálogo para a construção de novos saberes”, com a psicóloga e educadora Monica Mumme e com a assistente social da Vara Infracional da Infância e Juventude de Belo Horizonte Selma Braga Salzgeber

16h30 – Coffee Break

16h45 – Compromissos com o Fortalecimento da Rede para as Práticas da Justiça Restaurativa

Reportagem: Katiane Cardoso


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.