Bento será uma das cidades contempladas com projeto educacional da Corsan

Bento Gonçalves é um dos municípios que irá receber o projeto Formação de Jovens Embaixadores do Saneamento, promovido pela Fazenda Quinta da Estância, em Parceria com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Nesta quinta-feira, 15/04, foi realizada a apresentação do programa que compõe o projeto, intitulado "viagem virtual", na prefeitura de Bento.

A iniciativa abrange alunos das nove cidades incluídas no Projeto de Parceria Publico Privada (PPP) da Corsan. Participam desta etapa, além de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Farroupilha, Flores da Cunha, São Francisco de Paula, Canela, Gramado e Nova Petrópolis.  

Estiveram presentes no encontro o prefeito Diogo Siqueira, diretor de Relacionamento com Mercado da Quinta Estância, Rafael Sittoni Goelzer, gerente da Corsan, Marciano Dal Pizzol, secretários de Educação, Adriane Zorzi, de Governo, Henrique Nuncio, de Meio Ambiente, Claudiomiro Dias e de Turismo, Rodrigo Parisotto, que irá auxiliar na coordenação do projeto.  

De acordo com o diretor a "viagem virtual trata-se de uma experiência diferenciada e inovadora na área da educação ambiental. As aulas temáticas e interativas foram elaboradas com o objetivo de encantar e inspirar as crianças em meio aos desafios do ensino à distância por conta da pandemia da COVID-19", destaca.  

Serão contemplados alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O enfoque principal das viagens virtuais será "água e saneamento". O município receberá 2.455 vouchers, que serão destinados após planejamento da secretaria de Educação. "É mais uma ferramenta multidisciplinar para utilização no conteúdo online. A riqueza do material certamente será desenvolvida pelos professores e irá auxiliar no conhecimento dos alunos. Agora vamos nos reunir com secretário Rodrigo para organizar este projeto, e dar aos alunos o melhor aproveitamento possível", disse Adriane Zorzi.  

Para o prefeito o projeto irá "agregar ao trabalho realizado pela educação. É muito importante a consciência ambiental da Corsan, e a expertise da Quinta Instância neste projeto".  A Viagem de Estudos Virtual da Corsan, que já é adaptada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com foco transdisciplinar, explorando as 4 áreas de conhecimento, conta com 27 vídeoaulas e 166 testes de conhecimento distribuídos após cada aula. Os alunos receberão um link de acesso, no qual farão a inscrição e, depois, terão acesso à plataforma EAD da Quinta da Estância, onde estará hospedada a Viagem de Estudos da Corsan.