Bento suspende aplicação da AstraZeneca em gestantes com comorbidades

Bento Gonçalves iniciou a vacinação de pessoas com comorbidades contra a COVID-19 no início deste mês de maio. Entre os grupos estabelecidos no Plano Nacional de Imunização, estão as gestantes e puérperas com comorbidades maiores de 18 anos. A vacinação desse grupo está sendo feita com doses da AstraZeneca. Entretanto, nesta semana a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão imediata da aplicação. 

Dessa forma, a secretaria da Saúde de Bento informou, na manhã desta terça-feira, 11/05, que suspenderá imediatamente, por precaução, a imunização das gestantes com comorbidades, até novas orientações do Ministério da Saúde. 

“O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica”, ressaltou a Anvisa em nota técnica.