Bento tem cerca de 800 empresas criadas no primeiro semestre deste ano

Dados da secretaria de Desenvolvimento Econômico de Bento Gonçalves apontam que no primeiro semestre deste ano foram abertas 796 novas empresas na cidade, representando um aumento de 42,65%, quando comparado ao primeiro semestre de 2020, que teve 558 empresas criadas.

"É uma cidade voltada para o empreendedorismo, e o fato de ter esse número de inscrições quer dizer que cada vez mais as pessoas procuram se formalizar justamente para realizar suas atividades de forma correta, e isso é muito bom para o município”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Milena Bassani. 

Outro ponto destacados por Milena é o fato de microempreendedores expandirem seus negócios em menos de um ano, transformando MEIs em empresas maiores. “As pessoas abrem o MEI e normalmente em menos de um ano se transformam em microempresas. A questão é que o micro empreendedor tem que ter um faturamento máximo de R$ 81 mil ao ano, portanto esses empreendedores crescem e passam desse faturamento anual, se transformando em outras empresas com faturamento maior, e naturalmente expandindo seus negócios”, explica.

Autoatendimento

Conforme a prefeitura, ainda no segundo semestre deste ano a Sala do Empreendedor contará com uma novidade. Pensando em orientar de forma prática o microempreendedor que vai até o espaço para buscar informações, serão instalados computadores, que estarão disponíveis para uso exclusivo do cidadão que for até o espaço e necessitar realizar o cadastro.

“A ideia é que no segundo semestre o sistema com autoatendimento passe a funcionar. Esse é um dos projetos futuros na Secretaria. A pessoa será orientada por um dos funcionários desde o início do atendimento. Vamos sentar ao lado da pessoa para auxiliar e ensinar. Isso é autonomia, e ela não irá embora sem ter resolvido o problema. Queremos estimular as pessoas para aprenderem e terem a independência delas”, destaca.

A coordenadora da Sala do Empreendedor, Vitória Ariane Ferreira Lopes, comentou sobre a importância do atendimento na Sala do Empreendedor.“O atendimento hoje na Secretaria de Desenvolvimento Econômico é muito importante pois a regularização das empresas só irá beneficiá-los como empreendedores, que poderão emitir notas fiscais, terão benefícios previdenciários, acesso a créditos especiais e dentre outros estarão regulares no município, podendo trabalhar e gerar um meio alternativo de renda”.

Novas empresas por bairros

Baseado na quantidade de novas empresas é apresentado também à quantidade de novos empreendimentos abertos nos últimos doze meses, de acordo com o bairro no qual a empresa está localizada.

Centro: representa 23,50% das empresas criadas

São Roque: 13,17%

Cidade Alta: 12,29%

Progresso: 8,51%

Borgo: 7,71%

Santa Helena: 7,47%

Humaitá: 7,15%

São Francisco: 6,83%

Botafogo: 6,67%

Universitário: 6,67%

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também