Bento tem potencial para voos diários

A etapa final das obras de pavimentação da pista do aeródromo de Bento Gonçalves traz à tona um antigo desejo da comunidade: um aeroporto no município. Embora tal sonho deva levar pelo menos mais seis meses para ser concretizado, o potencial da cidade para receber voos diários é um dos resultados apontados pela pesquisa “O Brasil que Voa”, divulgada pela secretaria de Aviação Civil (SAC), na última semana.

Durante todo o ano de 2014, foram realizadas 150 mil entrevistas em 65 aeroportos responsáveis por 98% da movimentação aérea do país. Com os dados – um panorama inédito da aviação do Brasil –, é possível saber quais são os hábitos de voo da população, seus motivos e suas preferências de viagem. A pesquisa aponta, ainda, trechos de viagem para os quais não existem voos diretos atualmente, mas que são mercado potencial para voos diários, com ocupação entre 50% e 85%.

Nesse contexto, Bento Gonçalves está entre as 12 cidades do Rio Grande do Sul com potencial para voos diários com pelo menos 85% de ocupação em uma aeronave de 114 lugares. A pista local, apesar disso, comporta apenas aeronaves de médio porte, com cerca de 50 passageiros.  

O estudo investigou, também, o deslocamento entre os municípios, levando em conta a origem e o destino real dos passageiros, e não, necessariamente, os aeroportos de embarque e desembarque. O maior fluxo do município está relacionado a São Paulo. Os dados apresentados são resultado do somatório da movimentação entre os municípios, ou seja, tanto de bento-gonçalvenses que vão a São Paulo, como de moradores da capital paulista que visitam o município. Na sequência aparecem Rio de Janeiro, Campinas (SP), Fortaleza (CE) e Recife (PE). Na pesquisa, Bento Gonçalves é relacionada a 96 cidades, de 21 estados, mais o Distrito Federal.

O panorama traz, ainda, uma análise da quantidade de cidades atendidas por cada um desses 65 aeroportos, ou seja, mostra de onde vem o fluxo de passageiros dos terminais brasileiros. Bento Gonçalves é citada como destino ou origem de 145.264 passageiros do Salgado Filho, em Porto Alegre, e de 22.794 passageiros do Hugo Cantergiani, de Caxias do Sul – nono e segundo lugar, respectivamente, entre as cidades com maior número de movimentações no terminal.

A pesquisa

Cada entrevistado respondeu a 70 perguntas. O banco de dados com 10,5 milhões de respostas permite desenvolver estratégias de políticas públicas bem embasadas e direcionadas. Por isso, a pesquisa será repetida a cada cinco anos. Foram escolhidos quatro períodos que refletissem a sazonalidade típica das viagens aéreas: férias, de dezembro a janeiro; negócios, de março a abril; e maio e agosto, meses mais próximos da normalidade do dia a dia das pessoas. O estudo completo pode ser acessado em http://www.aviacao.gov.br/obrasilquevoa/

Pelo menos mais seis meses para virar aeroporto

A pista do aeródromo já está recebendo a última camada asfáltica. A expectativa da prefeitura é que as obras sejam finalizadas dentro de 15 dias. Entretanto, para poder ser elevado à categoria de aeroporto, o aeródromo necessita ainda de outros investimentos, como a construção de um terminal de passageiros, o cercamento e a complementação dos taludes na lateral da pista.

Os dois primeiros projetos estão orçados em R$ 190 mil e R$ 130 mil, respectivamente, enquanto o último, ainda não foi calculado. De acordo com o secretário-geral de Governo, Enio De Paris, o município tem prazo de até seis meses após a conclusão do asfaltamento para realizar as obras complementares. “Independentemente de recursos federais, realizaremos estas etapas”, garante o secretário.

O asfaltamento do aeródromo custará R$ 3,9 milhões, sendo que R$ 2,1 milhões são recursos do Ministério do Turismo, R$ 1,4 milhão de recursos do município e R$ 400 mil de empresários, por meio de uma parceria público-privada. O valor será depositado pelo empresariado no Fundo Municipal de Desenvolvimento Integrado do Município (Fundo Atar), que permite este tipo de aporte. Apesar do atraso dos repasses federais – de 90 a 120 dias –, o município tem conseguido manter o andamento dos serviços com a antecipação da contrapartida.

O projeto data ainda de 2011, mas sofreu entraves burocráticos ao longo do processo.  O terreno, que pertencia ao Aeroclube de Bento Gonçalves, foi cedido ao governo federal, que posteriormente, formalizou convênio com a prefeitura para realização do empreendimento. O projeto foi reformulado, aumentando a largura da área para 23 metros e a extensão total da pista para 1,4 mil metros. As adequações foram necessárias para possibilitar pouso e decolagem de aeronaves de médio porte.

Fluxo de passageiros com origem/destino em Bento*

São Paulo (SP) – 32.322

Rio de Janeiro (RJ) – 15.380

Campinas (SP) – 7.228

Fortaleza (CE) – 6.874

Recife (PE) – 4.458

Salvador (BA) – 4.422

Natal (RN) – 4.080

Sorocaba (SP) – 3.743

Belo Horizonte (MG) – 3.622

Curitiba (PR) – 3.599

*Soma do fluxo entre os municípios

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