Bento tem redução em crimes violentos no 1º trimestre de 2024
No total, foram registrados sete homicídios nos primeiros três meses do ano, contra nove em 2023
Bento Gonçalves chega no final do primeiro trimestre de 2024 com uma queda expressiva nos indicadores criminais, números relacionados a crimes violentos letais intencionais (homicídios, por exemplo), roubos a estabelecimentos comerciais, roubos de veículo e roubo a pedestre.
De acordo com dados do sistema de Gestão de Estatística em Segurança (GESeg), no âmbito do Programa RS Seguro, divulgados nesta sexta-feira, 05 de abril, Bento Gonçalves chega ao fim do primeiro trimestre com 9 ocorrências relacionadas a roubos a pedestre, contra 26 em comparação ao mesmo período do ano passado, resultando em uma redução de 67%.
Em relação aos crimes violentos letais intencionais, foram 7 homicídios neste ano, contra 9 no mesmo período do ano passado. No que se refere a roubo de veículo, não há ocorrências no ano de 2024, chegando há cinco meses sem esse tipo de delito na cidade. Em roubo a estabelecimento comercial, a BM registrou 7 casos em 2023 contra 2 neste ano de 2024.
Os números de prisões chegam a 190, com 24 foragidos recapturados, mais de 3 kg de drogas apreendidas, 15 armas e mais de mil ocorrências atendidas pela BM neste ano.
Segundo a BM, o policiamento ostensivo preventivo, o cercamento eletrônico e as ações de inteligência influenciam diretamente nas reduções. “A BM reforça a participação da comunidade para a redução da criminalidade. Através do policiamento comunitário, os policiais realizam visitas ao comércio local, buscando informações e repassando orientações necessárias aos comerciantes no que tange a segurança dos estabelecimentos”, pontua.