Bento terá cursos do Projovem Trabalhador

Jovens com idade entre 18 e 29 anos que estão desempregados, pertencem a famílias com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e se enquadram numa situação de vulnerabilidade social serão beneficiados com a parceria acertada na última semana, entre a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e a Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social (Fgtas). O Projovem Trabalhador oferecerá 5 mil vagas em diferentes cursos de qualificação profissional e social, em 26 municípios do Estado, inclusive Bento. A meta é empregar 30% deles, ao final dos seis meses de curso.

Para o presidente da Famurs, Ary Vanazzi, o programa dá um novo impulso para a vida dos jovens. “Vamos apoiar e chamar os municípios para que participem”, disse o presidente. Vanazzi estabeleceu as datas iniciais durante reunião com o diretor técnico do Fgtas Rodrigo Ribas.

O lançamento do programa será feito no dia 16 de outubro, no auditório da Famurs, com a presença de representantes dos 26 municípios beneficiados e entidades parceiras, entre elas a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sjdh), Superintendência dos Serviços Penitenciários, Susepe e outras. Tanto jovens da Fase quanto presos em regime semi-aberto devem participar dos cursos. Um convênio deverá ser assinado em novembro entre as prefeituras e o Estado, dando início aos cursos em 2013.

O programa terá 100 horas/aula de qualificação social, onde os alunos terão noções sobre valores humanos, inclusão digital, educação ambiental, direitos do trabalho e empreendedorismo, além de 250 horas/aula no curso que mais interessar ao aluno. A assessora técnica da área de Educação da Famurs, Simara Casagrande, está auxiliando na montagem do projeto e explica que a qualificação será abrangente. Os quatro eixos – Comércio, Construção Civil, Serviços e Indústria – terão subdivisões, tornando-se mais abrangentes. “No eixo Comércio, a área da administração vai preparar para várias funções, como almoxarifado, officeboy, arquivista e assim por diante”, exemplifica Simara. Cada município receberá os cursos condizentes com o arranjo produtivo local.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA