Bento Vôlei: protagonista, como nos bons tempos

Por mais de uma década, o Bento Vôlei foi propulsor do voleibol no Rio Grande do Sul. Quando o assunto era vôlei gaúcho, o clube era sempre uma das primeiras referências. Nos últimos quatro anos, porém, perdeu essa condição, que somente agora começa a ser progressivamente reconstruída. Com 10 vitórias em 12 jogos, 83,3% de aproveitamento e vaga assegurada ao play-off final do Campeonato Gaúcho, o Bento ainda não é o time a ser batido no cenário local, mas voltou a ser, como nos bons tempos, protagonista.

A cidade está outra vez respirando vôlei. A média de público nos jogos é superior a todos os demais esportes com equipes de alto rendimento no município, o time está vencendo e empolgando e, para completar o déjá vu, o Ginásio Municipal de Esportes voltará a receber um play-off final com uma equipe de Superliga no outro lado da quadra.

Bem verdade que o nível do Estadual não é muito exigente, mas também é inegável que o Bento tem seus inerentes trunfos na classificação à decisão que devem ser lembrados e enfatizados. O primeiro e principal deles foi a mobilização de ex-jogadores e ex-dirigentes, que começou há um ano e meio, para recolocar uma equipe adulta em quadra. O resto foi consequência. Além da expertise da gestão e comissão técnica, o clube teve como grande carta na manga as categorias de base, que asseguraram uma equipe competitiva a nível estadual, mesmo com investimentos modestos.  

O Campeonato Gaúcho nunca foi a prioridade da força-tarefa incumbida em restabelecer a equipe adulta. O projeto sempre foi, prioritariamente, disputar a Superliga B. Mas agora, quando avalia a decisão de participar do certame local, o presidente Marcos Paulo Machado não tem dúvida: foi um saque certeiro. “O Estadual serviu, em um primeiro momento, para fazermos um grande fomento. Primeiro, com que as pessoas voltassem para o ginásio, que fossem novamente para um jogo de vôlei. Na primeira partida estavam tímidas, envergonhadas, mas logo gritaram novamente e ajudaram muito o time dentro de quadra. Além disso, repatriamos jogadores formados pelo clube. Na ultima partida da primeira fase, contra o Clube Brilhante, tínhamos seis jogadores da casa em quadra. O Estadual foi um risco, poderíamos ter perdido para o Passo Fundo, Cruz Alta, poderíamos não estar na final. Mas hoje, olhando para trás, se considerarmos todo esse contexto, foi uma escolha acertada”, relata o presidente. 

A decisão contra o Canoas, portanto, será apenas o complemento de uma jornada cujo resultado final já é conhecido. Como bons e velhos amigos que se perderam há anos, Bento Gonçalves e vôlei se reencontraram e voltaram a viver em peculiar e contagiante sintonia.  

Play-off final: ingressos já à venda

A Federação Gaúcha de Vôlei definiu as datas do play-off final do Campeonato Estadual. Os dois primeiros jogos serão disputados nos dias 12 e 14 de novembro, em Bento Gonçalves e Canoas, respectivamente, ambos às 19h. Caso haja a necessidade de uma terceira partida para desempate, ela acontecerá no dia 19, em Canoas, também às 19h. Todos os jogos terão transmissão do canal TVCOM.

Os ingressos para o primeiro duelo custam R$ 5 e já estão à venda na sede do Bento Vôlei, localizada no Ginásio Municipal de Esportes.

Superliga B: falta apenas oficializar

Depois de recuperar protagonismo no vôlei gaúcho, o Bento está próximo de voltar a brigar por um lugar ao sol também no cenário nacional. A direção deverá oficializar nas próximas horas participação do clube na Superliga B. “As coisas estão encaminhadas”, adiantou o coordenador do clube e capitão do time, Dentinho.

A segunda divisão nacional está prevista para iniciar em dezembro. 

 

Reportagem: João Paulo Mileski


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.