Bento Vôlei: seguindo o script

Em um primeiro momento, o Campeonato Gaúcho de Vôlei 2013 é dividido, sumariamente, em dois grupos: no primeiro está o Canoas; no outro, todos os demais. Nesse contexto, até aqui, o Bento Vôlei tem seguido o script dentro daquilo que projeta para o primeiro turno. Naturalmente foi superado pelo soberano time canoense e, na sequência, abocanhou uma importante vitória, fora de casa, sobre o Passo Fundo, primeiro de cinco adversários diretos.

O Canoas venceu seus seis compromissos no primeiro turno, todos por 3 sets a 0, e garantiu sem muita resistência a primeira vaga na final. O adversário será o campeão do returno. Caso o Canoas volte a vencer, a outra vaga à final, então, será destinada ao segundo melhor colocado na classificação geral e, nesse cenário, cada um dos quatro jogos restantes ao Bento Vôlei no turno serão decisivos, já que um tropeço que seja pode dar ao adversário vantagem significativa na corrida pela vaga restante à decisão, considerando a homogeneidade momentânea dos seis adversários diretos. 

Se conseguir chegar à frente dos cinco oponentes ao final do primeiro turno, o Bento terá dado um passo primordial para disputar a final com o Canoas, tendo em vista que o grupo comandado por Fernando Rabelo deverá ser bem mais competitivo na segunda metade do torneio. Hoje, mesmo em meio à competição, o estágio ainda é de pré-temporada. O coordenador do clube e ponteiro do time, Dentinho, ressalta que a preparação do Bento está “dois meses atrasada” em relação ao Canoas. A meta é progressivamente encurtar essa distância. “Vamos brigar com as demais equipes pelo segundo lugar e tentar, no returno, fazer frente ao Canoas”, salienta.

Depois de cumprir a tarefa contra o Passo Fundo, o time tentará superar outro oponente direto neste sábado, dia 7, em Pelotas, onde encara o Clube Brilhante. Antes de pensar no adversário, o Bento precisará conhecer o adversário. A falta de informações sobre as equipes do Estadual tem sido um obstáculo adicional ao técnico Fernando Rabelo. A estratégia que deveria ser pensada antes do jogo acaba sendo adotada durante a partida. “Dificulta, você tem que ter um poder de adaptação grande dentro do próprio jogo. O time tem que usar uma tática inicial, sem grandes riscos e, conforme formos fazendo a leitura, vamos adaptando a equipe em relação ao adversário”, relata o treinador.

A única dúvida para o duelo deste sábado é o justamente o principal destaque da equipe, Dentinho. Ele sentiu a panturrilha ainda no aquecimento para o jogo contra o Passo Fundo e sequer entrou em quadra. Caso não jogue, Gustavo deverá ser o substituto.

Próximos jogos

Sábado, dia 7

Vôlei Caxias x Cruz Alta – 15h

Clube Brilhante x Bento Vôlei – 20h

 

Reportagem: João Paulo Mileski

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.