Bento Vôlei: um modelo a ser seguido

O amistoso entre Canoas e RJX, realizado na última segunda-feira, dia 1º, no Ginásio Municipal de Esportes deixou claro que a paixão do bento-gonçalvenses pelo voleibol não morreu com a extinção do time adulto do Bento Vôlei. Cerca de três mil pessoas lotaram as arquibancadas e acompanharam a vitória do time gaúcho por 3 a 0 (25×20, 25×22 e 25×19). Estruturado pelo técnico Paulão, o time canoense será o único representante gaúcho na Superliga 2012/2013 e pode ser utilizado como modelo para um possível retorno do clube de Bento ao cenário nacional.  

A intenção do Bento Vôlei, segundo o supervisor da equipe, Ricardo Frá, é fazer com que o clube retorne à ativa em janeiro de 2013. Para isso, o clube irá tentar trazer de volta boa parte dos jogadores que fizeram história em Bento Gonçalves durante as dez participações do time na Superliga. Atletas do município, como o ponta Dentinho e o oposto Alexandre Bergamo, que hoje atuam pelo Canoas, e o ponteiro Dante, que disputa o Gauchão pelo Novo Hamburgo, são jogadores que estão nos planos. Outros atletas que criaram vínculo familiar na cidade durante sua passagem, como o levantador Royal, também foram procurados. 

Além da valorização dos profissionais com identificação com o clube, a ideia de Frá é diminuir o máximo os custos, assim como fez o Canoas em seu primeiro ano. De acordo com Paulão, a alternativa encontrada pelo clube para poder impulsionar o vôlei gaúcho foi contratar apenas jogadores formados no Estado e que gostariam de ficar mais perto da família, mesmo recebendo menos. “Com o Bento seria até mais fácil, porque tem muitos jogadores que moram na cidade. Canoas não tem tantos jogadores do nível desses formados em Bento”, avalia. 

O técnico do RJX, Marcelo Fronckowiak, que também é gaúcho, mostrou-se igualmente empolgado com a possibilidade de retorno do Bento ao cenário nacional. Segundo ele, sua história no esporte se confunde com a do clube bento-gonçalvense. “Nas categorias de base, quando jogava pela Sogipa, sempre enfrentei o Bento Vôlei. Hoje, o clube pode dizer que ajudou a colocar dois atletas na Seleção Brasileira. O Theo e o Thiago Alves aprenderam muito por aqui e hoje estão nos ajudando também no RJX”, comenta. 

Indescritível

Os cerca de três mil torcedores presentes no ginásio gritaram mais alto quando jogadores como Gustavo, Bruninho, Thiago Alves e Lucão, convocados regularmente pela Seleção Brasileira, entraram em quadra. Mas durante o jogo, apenas o bento-gonçalvense Dentinho teve o nome ovacionado. “É uma emoção indescritível. Depois de tanto tempo, retornar à cidade e ver o quanto você é querido não tem preço”, avalia. 

Na próxima terça-feira, dia 9, três jogadores de Bento disputarão a etapa final do Campeonato Gaúcho, em Canoas. Além de Dentinho, que vai atuar pelo time da casa, Dante e Alexandre Bergamo jogam pelo Novo Hamburgo. Bergamo está em período de testes no Canoas, time para o qual jogou o amistoso contra o RJX, mas como já havia assinado contrato com o Novo Hamburgo para a disputa do Gauchão, aguardará o término do campeonato para apresentar-se definitivamente ao técnico Paulão.  

Reportagem: Alexandre Brusa

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA