Bento Vôlei volta com time caseiro e amador

O Bento Vôlei apresentou na manhã desta terça-feira, dia 6, o plantel que marcará o retorno do clube às quadras após quatro temporadas. O grupo mescla jogadores jovens e experientes. Com a maior parte do elenco formada no clube, principal característica é a identificação com a cidade.

Entre os onze atletas anunciados, dez iniciaram nas categorias de base do Bento Vôlei e nove são bento-gonçalvenses. Alguns terão a primeira oportunidade na equipe adulta, como é o caso do jovem Bruno Panno, 16 anos. Outros rodaram o país e chegaram a se aventurar no exterior, caso de Arthur Lunelli, ex-Al Ahli, do Catar. Outra parte do grupo é formada por jogadores que estavam parados há alguns anos e tentarão reiniciar a carreira no clube em que começaram, caso do saída Jeferson Darolt, 28 anos.

A comissão técnica, conforme já havia sido antecipado, será formada pelo preparador físico Cláudio Vieira, técnico Fernando Rabelo e auxiliar Mauricy Jacobs (foto).

Todos serão “voluntários” nessa primeira fase da retomada da equipe adulta. A profissionalização será gradual, conforme o clube for avançando no processo de captação de recursos. A ideia é começar a remunerar jogadores pontuais que formarão, conforme o presidente, a “coluna dorsal” do time que disputará a Superliga B. Um dos “voluntários” trabalhará em dobro, dentro e fora das quadras. Rafael Fantin, o Dentinho, topou o desafio de conciliar a função de ponta e capitão do time com a de coordenador geral do clube. “Ele será o espelho para os jovens do time”, relata o presidente Marcos Paulo Machado. “Nossa equipe não garante títulos, mas garante que não vai correr de ninguém”, enfatiza o jogador.

Estreia

O calendário do Campeonato Gaúcho vem sendo elaborado pelos clubes, portanto, ainda não há a oficialização de todas as partidas. O Bento Vôlei tem apenas um jogo confirmado até o momento, contra o atual campeão Canoas, no dia 30, fora de casa, com transmissão da TVCOM. A estreia do time, porém, deve ocorrer no final de semana anterior, em Bento Gonçalves, ainda sem adversário definido. Os treinos iniciaram nesta semana, após uma série de avaliações para a formação da equipe. O técnico Fernando Rabelo admite que o período de preparação – menos de 20 dias – não é o ideal, mas ressalta que a competição é longa e é possível lapidar um padrão de jogo competitivo até o início do segundo turno.

O novo Bento Vôlei:

Fernando Rabelo, técnico

Tem 47 anos, sendo 26 deles dedicados ao voleibol, incluindo duas temporadas como técnico, três como preparador físico e 21 como atleta profissional. Disputou a Superliga pelo Frangosul, Suzano, Flamengo, Palmeiras e Bento Vôlei. É natural de Taquara (RS).

Mauricy Jacobs, auxiliar técnico

Tem 52 anos de idade e 25 anos de voleibol. Comandou categorias de base da Seleção Gaúcha por oito temporadas e tem passagens como técnico pelo voleibol uruguaio e português. É natural de Roca Sales (RS). 

Cláudio Vieira, preparador físico

Trabalha há dez anos nas categorias de base do Bento Vôlei. É ex-jogador e graduado em educação física. Tem 39 anos e é natural de Porto Alegre.

Jeferson Darolt, saída

Foi formado pelo Bento Vôlei e chegou a atuar nas categorias Infanto e Juvenil da Seleção Gaúcha. No adulto, só defendeu as cores do clube que o revelou. Tem 28 anos e é bento-gonçalvense

Cristiano Gaertner, oposto

É um dos casos de jogador formado em Bento que acabou deixando o clube sem passar pela equipe adulta. Aos 19 anos, já vestiu a camisa do Independente de Mauá, Mogi das Cruzes e Jundiaí. Ë natural de Bento Gonçalves.

Vinícius Outeiro, líbero

Começou no Bento Vôlei, chegou a ser alçado à equipe adulta e na sequência passou pelo Minas e Pinheiros. Tem 23 anos e estava jogando rugby pelo Farrapos. É natural de Bento.

Henrique Hubner, meio de rede

É um dos poucos não bento-gonçalvenses no elenco. Foi formado pelo Minas, passou pelo Bento Vôlei, voleibol português e chegou a ser convocado à Seleção Brasileira Juvenil, em 2007. Tem 25 anos e é natural Belo Horizonte (MG).

Dartagnan Machado, meio

É natural de Santa Maria e mudou-se a Bento com a família especialmente para atuar nas categorias de base do Bento Vôlei. Chegou a deixar a cidade para defender o Uberlândia e Associação Mauá. Aos 19 anos, é considerado uma das principais apostas da base do clube.

Douglas Bertamoni, ponteiro

É outro jogador alçado da base. Tem 19 anos e, a exemplo de Dartagnan, também passou pelo Voleibol Mauá e Uberlândia. É natural de Bento.

Arthur Lunelli, levantador

É a aposta da comissão técnica para a posição de levantador e outro jogador formado na base do clube. Aos 22 anos, passou por clubes do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Minas e Catar. Também defendeu as seleções Gaúcha e Brasileira de categorias de base. É natural de Bento.

Thomás Vidal, meio de rede

Ë um dos nomes que busca um recomeço no voleibol após alguns anos afastado do esporte. É bento-gonçalvense, tem 27 anos, foi formado pelo Bento e atuou somente na equipe da cidade.

Bernardo Zanetti, ponteiro

Aos 29 anos, é um dos mais experientes da equipe. Foi formado pelo Bento, vestiu a camisa da equipe adulta do clube e depois rodou por equipes da Itália. É natural de Bento.

Bruno Panno, levantador

Aos 16 anos, é o jogador mais jovem do plantel. Natural de Bento, é uma das novas revelações da base do clube e será o levantador suplente no Campeonato Gaúcho.

Rafael Fantin, o Dentinho, ponteiro

Conciliará as funções de jogador e coordenador do clube. Volta à equipe que o revelou após doze anos de uma carreira vitoriosa nos principais clubes do Brasil e da Itália. Aos 35 anos, é o nome mais conhecido e experiente do plantel. Por consequência, será o capitão. É natural de Bento.

 

Reportagem: João Paulo Mileski


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.