Bento zera transmissão de HIV de mãe para filho

Nos últimos três anos, todas as crianças filhas de mães soro positivas nascidas em Bento Gonçalves estão livres do vírus HIV. O dado, divulgado pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), mostra que o atendimento realizado com gestantes portadoras do vírus vem dando resultado. Sete bebês nascidos em 2017 ainda seguem sendo acompanhados.

Todas as gestantes são orientadas a fazer o pré-natal, mas para as portadoras do vírus HIV ele é imprescindível. Assim, é possível evitar a chamada transmissão vertical – da mãe para o feto.  De acordo com a coordenadora do SAE/CTA, enfermeira Adriana Cirolini, um dos cuidados é que após o nascimento a mãe não poderá amamentar o bebê. “Entretanto ela poderá dar todo o seu amor e aconchego ao bebê, que crescerá saudável física e afetivamente", salienta. 

O SAE/CTA atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. O serviço funciona na rua Luis Giardini, 10, bairro Juventude. Informações pelo telefone (54) 3453 2578.