Bertolini inaugura Unidade de Serviços

O dia 25 de agosto foi duplamente especial para a Bertolini S/A em 2011. Primeiro porque a data marca o aniversário de 42 anos de atuação da empresa, hoje consolidada com posição de relevância nos três segmentos que abrange: cozinhas de aço, móveis planejados e sistemas de armazenagem. Além disso, foi o momento escolhido para apresentar à comunidade o mais recente investimento feito pela indústria: uma nova Unidade de Serviços (US). O complexo servirá como apoio para as atividades de operação dos três negócios do grupo, oferecendo melhores condições para estoque e beneficiamento de matéria-prima, entre outras vantagens. Outro diferencial locado na US é a LOGBER Logística e Transportes, empresa criada pela Bertolini para dar suporte aos serviços de logística para os produtos fabricados pela empresa.

Em terreno próprio, de 105 mil metros quadrados, a Bertolini edificou uma estrutura de 17 mil metros quadrados para essa finalidade. Foram cerca de 18 meses de trabalho e investimentos na casa dos R$ 18 milhões para consolidar o projeto de expansão. “Com maior capacidade de estocagem de matéria-prima teremos mais flexibilidade no sistema produtivo das unidades de cozinhas de aço e armazenagem, através da integração, ou seja, da verticalização produtiva de alguns processos que eram realizados por fornecedores terceirizados. Tudo isso resulta em mais segurança no atendimento das crescentes demandas produtivas, permitindo que possamos aproveitar as oportunidades de crescimento e expansão que se desenham no mercado”, argumenta o diretor presidente Antônio Bertolini. A área que abriga a Unidade de Serviços poderá ser expandida em até 50 mil metros quadrados. 

Estrutura planejada para o crescimento

A nova Unidade de Serviços soma-se ao patrimônio da Bertolini como marco de uma série de investimentos destinados a permitir a expansão do negócio e acomodar os planos de crescimento que fazem parte do planejamento estratégico da empresa. Prova disso é grandiosidade dos números que definem o empreendimento. Sua capacidade máxima de estocagem é de até 12 mil toneladas. Em produção mensal, a unidade comporta o beneficiamento de 5 mil toneladas de bobinas de aço, fabricação de 2 mil toneladas de peças perfiladas, 500 toneladas de peças estampadas e 15 toneladas de telas.

Todos os dias circulam pelas vias de acesso à unidade 300 toneladas de aço – um volume que exige condições especiais de infraestrutura. “Temos muito interesse na possibilidade de investir em expandir a estrutura sediada na Linha Pradel e estamos fazendo a nossa parte para promover o progresso e desenvolvimento das potencialidades da região. Mas, para isso, precisamos que o Poder Público dê o suporte adequado, especialmente na questão da malha rodoviária e da urbanização das vias de acesso ao local. Esperamos uma contrapartida pelos investimentos que vem sendo feitos por nós e que trazem benefícios para toda a comunidade. É uma retribuição necessária para continuarmos crescendo”, diz.

Compromisso social

A nova unidade de serviços impressiona pelo porte e pelas perspectivas de crescimento que concentra. Preocupada com a sustentabilidade de seus negócios, a Bertolini construiu instalações com um sistema que permite a captação da água da chuva, com capacidade para armazenar 500 mil litros. Os pavilhões também têm isolamento para oferecer mais conforto térmico aos colaboradores. Na US, assim como em todas as outras do grupo Bertolini, utiliza-se equipamentos com alta tecnologia, permitindo a redução de gastos com energia e otimização no aproveitamento das matérias primas. “Somos conscientes em relação ao nosso papel perante o meio ambiente. O compromisso com a sustentabilidade é uma obrigação diária, incorporada ao desenvolvimento de produtos e processos”, diz o diretor presidente Antônio Bertolini.

Outra face do comprometimento social da Bertolini é a contribuição para o desenvolvimento da comunidade. Maior empregadora no segmento industrial de Bento Gonçalves, a empresa responde por mais de 1,2 mil colaboradores diretos e pela geração de divisas resultante de um faturamento que, em 2010, foi da ordem de R$ 300 milhões (montante que, segundo projeções, deve ser 15% maior no decorrer deste ano). “Esse perfil implica uma grande responsabilidade para nossa empresa. Valorizamos as raízes que nos trouxeram até aqui, mas estamos de olho nos desafios que o futuro nos reserva. Estamos investindo com um planejamento bem definido para garantir a perpetuação do nosso negócio. Apostamos na formação de profissionais para aperfeiçoar o que construímos e ampliar o que conquistamos. As pessoas e o conhecimento são o nosso maior capital”, avalia o diretor.

Sobre a Bertolini

Em 42 anos de história, a Bertolini S/A vem protagonizando uma trajetória de sucesso e desenvolvimento que a coloca no rol dos grandes empresas da região. A companhia nasceu do desejo de cinco irmãos em fundar uma metalúrgica para dar continuidade ao trabalho do pai, que era ferreiro. De pequeno negócio familiar o projeto chegou ao patamar de grupo com atuação nacional e internacional nos segmentos de cozinhas de aço, móveis planejados e sistemas de armazenagem. Sua atual estrutura comporta matriz, duas filiais e a nova unidade de serivços, em Bento Gonçalves, duas unidades produtivas: uma em Pernambuco e outra em Goiás, além de um Centro de Distribuição para a América Latina, sediado na Guatemala. Para conhecer mais sobre os negócios do grupo, acesse www.bertolini.com.br

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br