BGF: afinado coletivamente

O principal destaque do Bento Gonçalves Futsal neste ano tem sido o coletivo. A média é de pelo menos um gol por jogo em jogadas trabalhadas previamente às partidas, como cobranças de falta ou goleiro linha. A excelência nas jogadas ensaiadas, no entanto, contrapõe com o excesso de erros individuais, que custaram uma campanha bem mais confortável na primeira metade da fase classificatória da Série Ouro.

Se a fase terminasse hoje, o BGF estaria garantido nas quartas de final, portanto, a passagem ao mata-mata passa pela manutenção do aproveitamento atual. Contudo, o técnico Vaner Flores enfatiza que os números poderão ser bem melhores a partir do momento em que for corrigida a principal deficiência da equipe até o momento. “Os números mostram que o aproveitamento atual nos classifica, mas eu não fiquei contente com o primeiro turno porque a gente vem errando muito. Tem os erros involuntários e os irresponsáveis, e durante os jogos estão acontecendo muitas falhas que nos custaram um aproveitamento melhor. A gente precisa melhorar, cada vez mais assumir a responsabilidade do jogo e errar bem menos do que no primeiro turno. Caso contrário, até podemos classificar, mas com um grau de dificuldade muito grande”, afirma o treinador, frisando a receita para a solução do problema. “É uma coisa cognitiva, de cada um. Temos que estar mais concentrados, ler o lance antes de acontecer, porque quando ocorre não adianta, e a gente acaba sendo penalizado pelo resultado. Se não fossem esses erros, estaríamos lá em cima”, lamenta.

As falhas podem ser ainda mais letais nos próximos compromissos da equipe, contra oponentes que brigam pelas primeiras posições do campeonato. O BGF volta à quadra nesta quarta-feira, dia 21, a partir das 20h15, contra a ACBF, em Carlos Barbosa. Na sequência, enfrentará a vice-líder Assaf (24/05), a quinta colocada Alaf (28/05) e novamente a ACBF, em Bento, no dia 31 de maio. O próximo confronto contra uma equipe em posição inferior na tabela será somente no dia 4 de junho, diante do Cachoeira.

Para o duelo contra os barbosenses, Vaner terá a volta do beque Paulo Renato, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo na derrota por 4 a 2 para o América. Já o ala/beque Hal dificilmente voltará a estar à disposição, já que ainda se recupera se lesão no joelho direito.

A ACBF, por sua vez, não vive um bom momento. Consequência da eliminação na Taça Brasil e instabilidade na Série Ouro, o clube anunciou nesta semana a demissão do técnico Paulo Mussalem. O auxiliar Alexandre Baldasso comandará a equipe interinamente na partida desta quarta-feira.  

Soberania laranja

BGF e ACBF já se enfrentaram 14 vezes na história, com soberania da equipe laranja. Foram 10 vitórias da ACBF, três empates e apenas uma vitória apenas do BGF.

O único triunfo dos bento-gonçalvenses, no entanto, foi no último encontro entre as equipes, no dia 11 de outubro de 2013, pela segunda fase da Série Ouro. Mesmo com todos os titulares em quadra e atuando em seus domínios, a ACBF acabou surpreendida por uma atuação quase perfeita do BGF, que foi seguro na marcação, letal nos contragolpes e venceu com autoridade por 5 a 3, gols de Carlão (2), Pelé, Suelton e Paulo Renato. Desses, apenas Paulo Renato renovou com a equipe para este ano. 

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.