BGF conquista o vice-campeonato da Série Ouro de 2022

Apesar da redução no investimento e com pouca treinabilidade, o time de Bento Gonçalves chegou à final pelo segundo ano consecutivo, porém, desta vez, bateu na trave diante da ABF

Foto BGF/Divulgação

O ano de 2022 foi atípico para o Bento Gonçalves Futsal (BGF). Com significativa redução no investimento para a temporada e com poucos dias de treinamento, o clube, apesar de todas as dificuldades, escreveu mais um capítulo histórico em sua trajetória no futsal gaúcho. A equipe comandada por Vaner Flores alcançou a final da Série Ouro de Futsal 2022, mesmo com as limitações e com grande parte do elenco formado por atletas da base. Na decisão, no entanto, o time de Bento Gonçalves bateu na trave diante da Associação Brasil Futsal (ABF), de São Lourenço do Sul, que se consagrou campeão inédito.

No primeiro confronto, em Bento, o BGF conquistou a vitória por 2 a 1, largando em vantagem na busca do bicampeonato. Na partida de volta, realizada neste sábado, 17/12, em São Lourenço do Sul, bastava um empate para o clube da Serra Gaúcha levantar a taça de campeão. Com escassos períodos de treinamento, o clube apostou na determinação e na raça do grupo para buscar o título, em detrimento da limitação do condicionamento dos atletas.

A ABF tomou conta da posse de bola do início ao fim. O BGF, por sua vez, buscava no erro do adversário chegar com perigo ao ataque. O time de Bento Gonçalves abriu o placar com gol de Nicolas, de cabeça, após lançamento de Dani. A ABF empatou, mas o BGF ficou à frente do placar novamente com gol de Alex, terminando com placar de 2 a 1 na etapa inicial.

No segundo tempo, com o prejuízo no placar, a ABF se jogou para o ataque. Os donos da casa conseguiram virar a partida e construíram uma vantagem de três gols de diferença. Alex novamente diminuiu para o BGF, 5 a 3. No entanto, a ABF voltou a marcar, garantindo a vitória no tempo
normal. Nos minutos finais, Vaner Flores colocou em quadra Felipe, ala oriundo da base, que fez o seu segundo confronto com a camisa do BGF no adulto. Na prorrogação, o BGF sentiu o desgaste físico. A ABF cresceu na partida, construiu a vitória e garantiu o título inédito.

A campanha

O BGF finalizou a campanha na Série Ouro invicto atuando em seus domínios, somando mais de dois anos de invencibilidade em Bento Gonçalves. A equipe terminou a competição estadual com sete vitórias,
seis empates e apenas três derrotas. O ala Pedrinho foi vice-artilheiro do campeonato com 15 gols anotados. O time de Bento Gonçalves atuou na elite do futsal gaúcho com cinco atletas remanescentes da temporada anterior, goleiro Dani e alas Bruno Reis, Kevin, Pedrinho e Alex, que participaram do título inédito da Série Ouro, e cinco jogadores oriundos da base, o goleiro Henrique, os alas Felipe, Pedro Buj e Henrique Marques, e o pivô Nicolas, além de um atleta vindo de fora, Wesley Torriani, que se somou ao grupo para o campeonato.