BGF desafia longo jejum fora de casa

Após assegurar matematicamente classificação antecipada às quartas de final da Copa Lupicínio Rodrigues, o Bento Gonçalves Futsal vai a Cachoeira do Sul neste sábado, dia 20, com o objetivo de seguir no grupo dos quatro primeiros que terão a teórica vantagem de decidir em casa passagem às semifinais. Para superar o Cachoeira, no entanto, também precisará derrubar um longo tabu.

Desde o dia 16 de abril a equipe não vence fora de casa. O último triunfo como visitante foi contra a Afusca, em Cachoeirinha, pela sétima rodada da Série Ouro. Desde então, acumula 10 partidas de jejum, com nove derrotas e um empate. Na temporada, são 14 jogos longe de Bento, com 11 derrotas, duas vitórias e um empate, o que gera um pífio aproveitamento de 16,6%.

O desempenho ruim como visitante, no entanto, é compensado pelo excelente aproveitamento no Ginásio Municipal de Esportes. Na temporada, o aproveitamento como mandante chega a 54,8%. Na Copa Lupicínio Rodrigues, já são três vitórias em três jogos, sequência que garantiu a classificação ao mata-mata com duas rodadas de antecedência – mesmo com apenas um ponto somado fora – e blinda a equipe de uma possível ansiedade em pôr fim ao jejum longe de Bento. “A gente não está obcecado em vencer fora porque esse não é um desafio como foi, talvez, no primeiro semestre. Não ficamos dependentes disso para classificar”, frisa o técnico Vaner Flores.

Uma das explicações para a desigualdade de desempenho nas duas condições é a adaptação à enxuta quadra do Ginásio Municipal, onde os atletas estão bastante familiarizados e impõem um padrão de jogo, baseado na marcação e bolas paradas, que dificulta a vida dos adversários, acostumados a treinar e jogar em quadras com dimensões maiores. “O BGF criou uma identidade dentro de casa, e não é de agora. A gente sempre foi muito forte no nosso ginásio, isso já está na marca BGF. Quando vêm aqui, os adversários sentem a maneira como a gente se impõe, e eles vêm com um pé atrás”, salienta o treinador, que aspira a classificação entre os quatro melhores para ter a chance de decidir vaga às semifinais dentro de casa e continuar independendo dos resultados fora. “A gente tem que tentar alcançar esta classificação entre os quatro, porque o primeiro jogo fora, das quartas de final, eu considero brinde. Nada passará por ele. Se ficarmos entre os quatro, vamos poder definir dentro da nossa casa, onde temos um retrospecto e uma história muito bons”, frisa.

Para encerrar a primeira fase no G4, no entanto, a projeção no momento indica a necessidade de 14 pontos, o que deixaria o BGF na incumbência de buscar pelo menos um empate no duelo contra o Cachoeira, além de derrotar o São Luiz Gonzaga, no dia 27, em Bento.

Para o confronto deste sábado, Vaner Flores novamente não terá à disposição o ala Kevin, que cumprirá o segundo jogo de suspensão após receber o terceiro cartão amarelo e o vermelho na vitória por 6 a 4 sobre o Sananduva, pela sexta rodada.

Penúltima rodada

Sábado, dia 20

Sananduva x América – 20h

Cachoeira x BGF – 20h

Alaf x Teutônia – 20h

Afusca x Assaf – 20h

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.