BGF encerra o semestre com marca negativa
As expectativas sobre o Bento Gonçalves Futsal para esta temporada não apontavam para façanhas como as de 2011 e 2012, quando superou gigantes do salonismo local e acabou em terceiro na Série Ouro. Por outro lado, no entanto, também não se esperava uma campanha final com o pior aproveitamento da história do clube na primeira divisão estadual.
Com apenas cinco vitórias em 22 jogos, o BGF encerrou a competição com 30,3% de aproveitamento, aquém da pior campanha até então, em 2010, quando somou 34,7% dos pontos possíveis.
A marca entra negativamente para a história do clube, mas se serve de consolo, os números não foram 100% fiéis ao desempenho no torneio. O BGF provou qualidade o bastante para derrotar oponentes de Liga Nacional, como Atlântico e Assoeva. Em outros jogos em que não venceu, foi superior ao adversário, como no empate com o América, quando deixou a vitória escapar com gol sofrido a 12 segundos do fim; e contra a Alaf, quando o adversário igualou o marcador a 39 segundos de zerar o cronômetro. Em ambos jogou mais que o rival, mas falhas pontuais de marcação acabaram sendo letais e os pontos perdidos por alguns poucos segundos custaram a classificação.
Na análise da participação do clube no campeonato, o técnico Vaner Flores se disse frustrado, considerando que pelas circunstâncias como alguns pontos foram perdidos, era possível ter ido mais longe. Porém, também demonstra resignação, já que dificuldades eram previstas desde o início da temporada, quando problemas financeiros inviabilizaram a formação de uma equipe com as mesmas características que possibilitaram ao clube brigar na ponta de cima da tabela em edições anteriores da Série Ouro. Somado a isso, o time também atuou boa parte do torneio descontado do goleiro Emerson e do pivô Hal, dois dos principais jogadores do plantel. “O Emerson veio para ser diferente, com o know-how que tem, veio para fazer a diferença. E um goleiro para a minha equipe é 60% ou 70%. Aliado a tudo isso, não conseguimos fazer uma equipe marcadora. Eu primo muito pela marcação, e no meu time, com exceção do Paulo Renato, os jogadores marcavam, muitas vezes, com os olhos. Não é por falta de vontade, mas sim pela característica. A gente conseguiu consertar um pouco, mas não em uma totalidade, e no futsal não adianta, tem que marcar muito”, ressalta o treinador, que apesar de todos os problemas, valoriza o semestre pelos obstáculos vencidos fora das quatro linhas. Em 2013, o então presidente Gildinei Ferreira chegou a cogitar a possibilidade de o clube fechar as portas caso não surgissem parceiros que pudessem aliviar o déficit financeiro, situação que acabou sendo contornada neste ano com a nova gestão presidida por Alcindo Somensi. “A gente fez o que financeiramente deu para fazer no primeiro semestre, mas resgatamos uma coisa muito importante que foi os salários em dia. Neste ano não tivemos nenhum problema quanto a isso, em algumas vezes o salário foi pago até mesmo de forma antecipada. É uma coisa que temos que ressaltar também, todo mundo ou recebia antes ou recebia no dia. E para trazer jogadores futuramente, isso pode fazer diferença”, frisa.
Por fim, mesmo com um retrospecto que fica marcado negativamente, o treinador que elevou o BGF ao status de protagonista do futsal gaúcho enfatiza que as ambições à frente da equipe, de chegar ainda mais longe de onde já chegou, continuam as mesmas. “De maneira alguma a nossa campanha na Série Ouro deste ano me fez repensar algumas coisas que almejo com o BGF. Quando eu renovei com o Alcindo (presidente do clube), eu sabia o que poderia ocorrer, e vejo esse momento como mais um desafio a ser superado”, conclui.
Grupo se reapresenta na segunda-feira
O Bento Gonçalves Futsal reiniciará as atividades na próxima segunda-feira, dia 30, já visando a disputa da Copa Lupicínio Rodrigues. Até o momento, a direção não anunciou mudanças no plantel, mas a tendência é que alguns jogadores sejam dispensados com o objetivo de enxugar a folha e economizar recursos para a Série Ouro 2015, quando quatro equipes serão rebaixadas.
A estreia na Copa Lupicínio Rodrigues esta agendada para o dia 9 de agosto, contra a Assaf, em Santa Cruz do Sul.
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.