BGF: regularidade à prova

O Bento Gonçalves Futsal fez um segundo turno exímio na fase classificatória da Série Ouro. Em oito jogos, somou cinco vitórias e três empates. Desde 25 de maio – mais de dois meses – não sabe o que é perder. Avançou com uma rodada de antecedência e com a cômoda segunda colocação entre nove clubes. A partir deste sábado, no entanto, a regularidade conquistada pelo time será colocada à prova em um contexto bem mais exigente e concorrido.

A segunda fase da competição terá menos equipes e menos vagas. Além disso, passará a contar com os três times da Liga Nacional: ACBF, Atlântico e Assoeva. Teoricamente, as cinco equipes provenientes da primeira fase vão brigar pela quarta e última vaga às semifinais, considerando que os três grandes do Estado devem naturalmente garantir posição no grupo dos quatro primeiros.

O campeonato é novo e a regularidade conquistada pelo BGF a partir da segunda metade da primeira fase terá que necessariamente ser prolongada. O time provou maturidade no segundo turno da competição e competitividade para brigar com qualquer que fosse a equipe, o que indica competência para disputar uma vaga às semifinais, principalmente após a garantia da manutenção do elenco. Carlão, Pelé e Alemão tinham propostas para sair, no entanto, após conversa com a direção nessa semana, optaram por permanecer. Carlão e Alemão receberam convites de clubes da Série Prata, enquanto que Pelé tinha proposta de uma equipe do Paraná.

Manter os três jogadores que formam a espinha dorsal da equipe foi a primeira vitória do clube na segunda fase da competição, porém, o técnico Vaner Flores alerta: o espírito de superação terá que ser maior, considerando que o único pivô do plantel, Ronaldo, deixou a equipe na penúltima rodada da primeira fase e, se por um lado nenhum outro jogador sairá, por outro também não chegarão reforços. “Conseguimos manter os jogadores que tinham propostas, mas mesmo assim ainda temos um grupo incompleto. Perdemos o Ronaldo, e essa foi uma perda muito grande. Não temos outro pivô e vamos ter que descobrir alguém para a função, improvisar. Precisamos passar também por essas dificuldades, porque a situação financeira do clube não é boa e já sabemos que não chegarão reforços”, ressalta o treinador.

A estreia na segunda fase será neste sábado, às 20h30min, contra a Alaf, no Ginásio Municipal de Esportes. A Alaf é uma das duas equipes que o BGF não conseguiu vencer na primeira fase – a outra é o São Luiz Gonzaga. Em casa, derrota por 5 a 2 e, em Lajeado, empate em 3 a 3. Os ingressos custarão R$ 8 se adquiridos de forma antecipada, na Catera, ou R$ 10 no local.

Regulamento

Nessa etapa da Série Ouro, as cinco melhores equipes da primeira fase e os três clubes gaúchos que disputam a Liga Nacional se enfrentarão em turno e returno. Os quatro primeiros avançarão às semifinais.

Vaner: três anos à frente da equipe

O técnico Vaner Flores completa nesta sexta-feira, dia 2, três anos no comando do Bento Gonçalves Futsal. Com Vaner à frente da equipe, o BGF teve três temporadas ascendentes: chegou às semifinais da Série Prata 2010 e foi terceiro colocado na Série Ouro em 2011 e 2012. Em 118 jogos, foram 53 vitórias, 46 derrotas e 19 empates, um aproveitamento de 50,3%.

Nos últimos dois anos, o treinador recebeu propostas de clubes de outros estados, mas optou por ficar e, nos próximos dias, deve mudar-se definitivamente com a família de Garibaldi para Bento Gonçalves.

2ª fase – 1ª rodada

Sábado, dia 3

BGF x Alaf – 20h30min (TVCOM)

Cachoeira x Sananduva – 20h

 

Reportagem: João Paulo Mileski


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.