BGF tenta superar tabu contra a ACBF

O Bento Gonçalves Futsal alcançou feitos singulares nos últimos dois anos, principalmente. Além de ser protagonista da Série Ouro com um orçamento bastante modesto, conseguiu vencer equipes infinitamente favoritas, como Atlântico e Assoeva. Um tabu, no entanto, continua intacto desde o dia 27 de maio de 2010, quando enfrentou pela primeira vez a ACBF. De lá para cá, foram 13 jogos, sem nenhuma vitória do time de Bento.

Nesta sexta-feira, dia 11, às 20h, em Carlos Barbosa, o BGF terá nova chance de quebrar a escrita, em partida válida pela 10ª rodada da segunda fase da Série Ouro 2013. Se o tabu persistir, entretanto, não será o fim do mundo. Pelo menos é o que considera o técnico Vaner Flores. Sensato, o comandante do BGF ressalta que é “natural perder para a ACBF”, e se somar ao menos um ponto, o time já estará no lucro. “Hoje, perder para a ACBF é uma coisa normal, porque a diferença, todos sabem, é astronômica. Não projetamos pontos contra a ACBF. Se conseguirmos pontuar, ótimo, se não, é natural”, resigna-se o treinador.

De qualquer forma, o BGF entrará em campo mais revigorado após uma vitória alentadora diante da Afusca, no último sábado, dia 5. Em uma partida tensa e bastante acirrada do início ao fim, o time superou o adversário por 4 a 2, pôs fim a um jejum de sete jogos sem vitória e deixou a lanterna do torneio, alçando para a sexta posição.

A matemática, por outro lado, continua sacrificante às ambições da equipe. Para não depender de resultados paralelos, o BGF precisa vencer quatro dos últimos cinco jogos. Até três vitórias podem garantir um lugar no G4, mas nesse caso seria necessária uma combinação bastante improvável de resultados. Por enquanto, o time bento-gonçalvense deixa a calculadora de lado. A ordem é não fazer projeções de longo prazo e tratar sempre o próximo jogo como se fosse o último. “Não estamos trabalhando com números, assim como não olhamos para trás. Focamos sempre no próximo jogo e vamos ver lá na frente onde conseguiremos chegar”, complementa Vaner, que novamente terá força máxima para o duelo com o atual vice-campeão mundial.

Predomínio laranja

Nos 13 confrontos entre Bento Gonçalves Futsal e ACBF, foram 10 vitórias do time laranja e três empates. Nos seis jogos em Carlos Barbosa, o BGF jamais pontuou. O placar mais elástico ocorreu em partida do segundo turno da Liga RS 2010: 12 a 0 para os barbosenses. No último encontro entre as equipes, pelo primeiro turno da segunda fase da Série Ouro deste ano, a ACBF goleou o BGF por 5 a 1, no Ginásio Municipal de Esportes.

O rival do time de Bento nesta sexta-feira empatou com o Concórdia em 3 a 3, na última segunda-feira, e acabou eliminado nas quartas de final da Liga Nacional. Com isso, passou a dedicar-se exclusivamente ao Estadual. 

 

Reportagem: João Paulo Mileski


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.