BGF: vai ter que ser, de novo, na superação

O Bento Gonçalves Futsal começará sua trajetória na Série Ouro 2013 neste sábado, dia 6, às 20h, contra a Alaf, no Ginásio Municipal de Esportes. Pelas históricas campanhas em 2011 e 2012, era para ser, naturalmente, um começo de temporada cheio de boas expectativas. Porém, com um grupo assolado desde a saída dos quatro jogadores oriundos da Paraíba e Pernambuco, o primeiro grande adversário do BGF não será a Alaf, mas sim, o próprio BGF.

O planejamento inicial previa iniciar a Série Ouro com um plantel de 15 jogadores, mas ele acabou quebrado com a saída dos quatro atletas que vieram do futsal nordestino. Diogo, Guilherme e Daniel, todos da Paraíba, tiveram dificuldades de adaptação, enquanto que Kassio, de Pernambuco, retornou por problemas particulares. Na última quinta-feira, dia 4, o clube ganhou o reforço de Ronaldo de Melo, o Tatão, 32 anos, ex-Sobradinho. A chegada do ala/pivô ameniza, mas não resolve o problema. No momento, o elenco tem doze atletas, sendo três goleiros. Se não bastasse, os goleiros Alemão e Victor, o pivô Ronaldo e o beque Pelé acabaram se lesionando durante os amistosos. Desses, apenas Victor ficará fora. Os demais, tudo indica, jogarão no sacrifício. 

O contexto, portanto, não oferece outra alternativa: vai ter que ser, de novo, na superação. Nos últimos dois anos, o BGF iniciou a competição com elencos modestos e baratos, mas acabou alçado à condição de protagonista graças ao engajamento tático dos jogadores. Com a repetição imoderada de jogadas, o técnico Vaner Flores conseguiu formar um time cuja principal força era o conjunto. Neste ano, porém, a diferença é quantitativa, o que torna, hoje, uma missão quase impossível repetir as últimas campanhas. “Acho que, com um elenco limitado como o nosso, você pode até se superar em um ou outro jogo, mas dificilmente conseguirá fazer isso durante todo o campeonato justamente porque não há essa possibilidade de trocas que tínhamos nos últimos anos, quando podíamos revezar os jogadores e manter o mesmo nível nos quarenta minutos”, ressalta o treinador.

No último sábado, Vaner viu a vitória da Alaf sobre o São Luiz Gonzaga, em Lajeado, por 4 a 2. E admite que o cenário não é nada otimista para o time de Bento. “Eles têm quinze atletas, dois quartetos e meio, e todos com condições de atuar. Teve jogador de Liga Nacional que sequer foi relacionado. Não tenho dúvida que vamos ter um jogo duríssimo”, conta.

Ingressos antecipados custam R$ 8 e devem ser adquiridos somente na Catera. Na hora, as entradas serão vendidas a R$ 10, com 50% de desconto para idosos e estudantes. 

SÉRIE OURO – 2ª RODADA

Sexta-feira, dia 5

Assaf x Afusca – 20h

Sábado, dia 6

BGF x Alaf – 20h

São Luiz Gonzaga x Cachoeira – 20h

Sobradinho x Santo Ângelo – 20h

 

Reportagem: João Paulo Mileski

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.